Ser um jogador de futebol profissional, atuar em grandes clubes e defender a camisa verde e amarela e, na maioria dos casos, mudar a realidade da família e da comunidade onde cresceu. Esse é o resumo do sonho de milhões de crianças em todo o mundo. Porém, questões sociais, financeiras e um universo de dificuldades em um cenário extremamente competitivo tornam a realização desse sonho algo muito distante para muitos desses jovens.
Continua depois da publicidade
É para driblar essa realidade que surgiu o aplicativo CUJU. Desenvolvido na Europa, o aplicativo chegou a Santa Catarina no segundo semestre de 2024, e tem como principal objetivo ajudar jovens talentos a serem observados por olheiros e treinadores espalhados por diversos países do mundo.
O aplicativo traz uma série de desafios a serem executados pelos jovens, que demonstram e desenvolvem as habilidades fundamentais do futebol e, monitorados por um sistema de inteligência artificial, podem ser selecionados por olheiros e treinadores, sendo convocados para períodos de testes e treinamentos em clubes profissionais.
É o que explica Sven Muller, um dos idealizadores do aplicativo. Muller ressalta que as decisões para a captação de novos atletas estão cada vez mais digitalizadas e baseadas em dados e, especialmente para a contratação de atletas em formação, algumas habilidades essenciais são observadas. Foi com o intuito de mostrar para os clubes e academias os jovens talentos que muitas vezes não possuem uma oportunidade de apresentar seu potencial que surgiu o CUJU.
Continua depois da publicidade
— Nosso pensamento inicial foi como poderíamos fazer o invisível ser visto. Queríamos criar uma plataforma que desse a cada jogador a oportunidade autodeterminada de ser descoberto e desenvolvido com base puramente em desempenho e dados objetivos. Com o surgimento da inteligência artificial e das novas tecnologias, aproveitamos a chance de transformar essa visão em realidade — destaca Sven.

Oportunidade para todos
Outro objetivo fundamental do CUJU é democratizar o acesso aos olheiros do futebol. A tecnologia e o Sistema de Inteligência Artificial utilizados pelo aplicativo possibilita que jovens de todo o mundo demonstrem seu talento, e sejam observados através das habilidades e do desempenho nos desafios.
— O objetivo do CUJU é fornecer aos jovens talentos ao redor do mundo uma oportunidade de mostrar suas habilidades e serem descobertos. Com apenas um smartphone, uma conexão de internet e o aplicativo CUJU, os jogadores podem rastrear, medir e melhorar suas habilidades. Como parte de um grupo global, eles são classificados ao lado de outros jovens e podem competir com talentos de todo o mundo. Com isso, o CUJU visa estabelecer um processo de avaliação completamente justo e transparente — explica.
Continua depois da publicidade
Da mesma maneira em que possibilita aos atletas mostrarem suas habilidades, o CUJU facilita a vida dos olheiros, clubes, academias e escolinhas que estão em busca de novos talentos.
— Oferecemos aos clubes e escolinhas uma análise de desempenho do CUJU de suas próprias equipes para permitir benchmarking, ou seja, uma comparação com a pontuação média de desempenho da equipe do clube na faixa etária correspondente. É importante ressaltar que o objetivo do aplicativo não é substituir treinadores ou olheiros, mas sim apoiá-los em sua eficácia — detalha Muller.
A justiça para definir os jovens selecionados é um dos princípios do CUJU, que conta com o auxílio da tecnologia para avaliar os melhores jogadores. As habilidades técnicas de cada um serão determinantes para a seleção, e a Inteligência Artificial elimina qualquer possibilidade de interferência de fatores externos no momento da escolha.
— O CUJU é construído com base na justiça, inclusão e meritocracia. O aplicativo utiliza IA de ponta para avaliar jogadores puramente com base no desempenho em uma série de exercícios padronizados, garantindo que cada jogador seja julgado igualmente, sem favoritismo ou influência externa. A análise objetiva do aplicativo remove quaisquer vieses potenciais, tornando-o acessível a jogadores de todas as origens e regiões — reforça Muller.
Continua depois da publicidade
Uma chance para jovens catarinenses
O CUJU está rodando Santa Catarina com a competição A Jornada, que busca revelar dois novos craques – um para o futebol masculino e uma jogadora para o feminino. Além de colocar esses talentos no radar de olheiros e clubes profissionais espalhados pelo mundo, o aplicativo vai distribuir mais de R$1 milhão em prêmios – recursos que vão mudar não somente a vida dos atletas, mas a realidade da comunidade onde cresceram.
A competição acontece da seguinte forma: os jovens realizam os exercícios propostos no aplicativo, e um sistema de inteligência artificial avalia o desempenho, estabelecendo uma pontuação e um ranking com base na execução. Os melhores colocados são chamados por olheiros e treinadores para testes e avaliações presenciais.
Ao final das avaliações, os atletas que se destacarem serão os vencedores – um do masculino e uma do feminino. Cada um receberá, ao todo, R$500 mil em prêmios, que será distribuído entre pagamentos ao atleta e a família, apoio a projetos sociais comunitários e aporte financeiro ao clube ou escolinha de origem. Sven Muller declara que alguns talentos já estão se destacando no estado, e explica que as próximas etapas da competição vão se estender até a próxima temporada.
Continua depois da publicidade
— Em nossas primeiras tentativas em Santa Catarina, já identificamos muitos talentos com possibilidade de ser assertivos no cenário nacional. As próximas etapas vão até 2025 e vão reforçar a importância das habilidades que observamos — conta o idealizador.

Jovens entre 13 e 19 anos podem participar da competição. Basta fazer o download e cadastro no app e realizar a inscrição gratuita em A Jornada. Vale lembrar que não há um limite de tentativas para os exercícios, então quanto mais vezes praticar, melhor será a execução e maiores são as chances de avançar nas etapas da disputa.
Em busca da próxima estrela
O aplicativo CUJU está em busca de novos talentos. Integrante de uma grande rede global de captação para o futebol, a iniciativa conta com o apoio de grandes nomes consagrados no esporte internacional, e possibilita aos jovens a chance de participar dessa grande rede, inclusive participando de testes e treinos em clubes da Europa.
Continua depois da publicidade
— Nesta fase, estamos totalmente concentrados em como os talentos e seus treinadores e pais vão aproveitar esta oportunidade revolucionária e transformadora para tornar seu potencial real visível. Nossa rede nacional e internacional de clubes e academias que já colocou em destaque grandes jogadores como Roberto Firmino, Joelinton e Luiz Gustavo será ativada de forma variável de acordo com a qualidade do talento analisada, com o objetivo de desenvolver o próximo jogador profissional — finaliza Muller.