Márcio Port é coautor de livros sobre cooperativismo, entre eles o recém-lançado Cooperativismo Financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios, além ser presidente da Sicredi Pioneira RS e gestor do portal do Cooperativismo de Crédito.
Continua depois da publicidade
Port explica que esse tipo de cooperação ganhou visibilidade no país na última década, período em que as cooperativas cresceram mais que os bancos privados. Com reconhecimento e incentivo do Banco Central, tende a avançar ainda mais com foco, principalmente, nas cidades pequenas.
Veja também:
::: Blumenau é a cidade do país com maior número de associados a cooperativas de crédito
Continua depois da publicidade
::: Viacredi é a maior cooperativa de crédito do país em número de cooperados
Jornal de Santa Catarina – As cooperativa de crédito tendem a aumentar a participação no mercado?
Márcio Port – As cooperativas ampliaram a participação de mercado de forma expressiva nos últimos 20 anos. Enquanto as cooperativas cresceram em média 24,5% ao ano entre 2003 e 2013, por exemplo, os bancos avançaram em média 17,3% ao ano. Este cenário é bastante influenciado pelo excelente desempenho do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde em muitas cidades existem indicadores iguais aos encontrados na Europa. As cooperativas têm ocupado as lacunas deixadas pelos bancos tradicionais, principalmente em cidades pequenas. Isso demonstra o interesse das cooperativas não na obtenção pura e simples de resultados positivos (lucro/sobras), mas no desenvolvimento econômico e social das comunidades.
Santa – Parece haver um interesse crescente das pessoas e empresas pelas cooperativas de crédito. Por quê?
Continua depois da publicidade
Port – De fato o cooperativismo hoje é mais conhecido do que anos atrás. A visibilidade que o cooperativismo tem conquistado é bastante recente, com menos de 10 anos. Hoje o próprio Banco Central do Brasil estimula o cooperativismo entendendo ser um modelo justo e adequado para as necessidades da população.
Santa – Por que Blumenau lidera o ranking de números de associados a cooperativas de crédito?
Port – Blumenau conta com várias cooperativas instaladas, originárias de vários sistemas e segmentos. Existem 55 pontos de atendimento de cooperativas enquanto que todos os bancos juntos possuem 64 agências. O sucesso de Blumenau está justamente nesta pulverização dos pontos de atendimento, localizados não só no centro, mas também nos bairros, onde reside a maior parte da população. Apesar de ser uma grande cidade, o cooperativismo em Blumenau reconhece cada bairro como uma pequena cidade, valorizando os diferenciais econômicos, sociais e culturais de cada um. Este é o segredo do sucesso. Estar próximo dos associados, onde eles estiverem, não esquecendo dos diferenciais do cooperativismo e da preocupação com a educação cooperativista.