Joice Prochnow, 26, é uma mulher decidida, que sabe onde quer chegar. No último domingo (23) realizou um sonho que carregava desde pequena: tornou-se rainha da Oktoberfest Blumenau. Para isso, treinou muito.
Continua depois da publicidade
Nascida no Rio Grande do Sul, mas criada em terras blumenauenses, mergulhou nas tradições germânicas que a levaram ao concurso da realeza.
Longe de ser apenas mais uma figura de divulgação da festa, por trás do vestido, da maquiagem caprichada e do penteado impecável há uma jovem cheia de outros objetivos e histórias para contar.
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Joice é gêmea da 1ª princesa da Oktoberfest 2022. A tatuagem no peito que diz “nós” é uma homenagem feita para a irmã, que também tem a mesma palavra escrita na pele. Parceiras de “barriga” e de vida, o amor entre as duas transbordou no momento em que a nova rainha foi chamada para subir ao palco da Vila Germânica.
Continua depois da publicidade
Ao saber que havia ganhado o título, Joice correu para os braços de Giane Prochnow e depois de um abraço apertado foi coroada pelas mãos da irmã, em um gesto que comoveu o público.

As duas já foram princesas da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau em 2018, ao lado da ex-rainha da 37ª Oktoberfest, Sasha Benner Bauer. A cumplicidade entre as três foi tanta que Sasha e Giane participaram do concurso da realeza da Oktoberfest juntas, no ano seguinte.
À época, Joice estava morando em Itajaí, por isso não pôde participar. Incentivou a irmã, que fez a inscrição de última hora e acabou se tornando a 1ª princesa.
O ciclo de uma das gêmeas terminou neste ano para que o da outra começasse.
— Voltei de Itajaí há pouco mais de um ano e senti que era a hora. A ficha vai demorar a cair — confessa a nova rainha.
Continua depois da publicidade
As gêmeas deixaram Ibirubá, no interior gaúcho, quando tinham dois anos. A família começou a nova vida em Blumenau e costumava assistir aos desfiles na Rua XV de Novembro durante a Oktoberfest. Sem perceber, Joice já alimentava a vontade de um dia ocupar o lugar daquelas jovens que acenavam e sorriam para o público.
— Acho que sempre esteve no subconsciente. Toda menina que assiste aos desfiles e vê os carros e as princesas passando se imagina nessa posição. Estou vivendo o conto de fadas da infância — avalia.
Ela sabe que na vida real o conto terá desafios, mas não se importa. Pretende abraçar até mesmo as dificuldades e aproveitar o próximo ano com o máximo de leveza que for possível. Terá de equilibrar a função de rainha com as aulas da faculdade de Comércio Exterior, o trabalho de Marketing Digital e outras paixões, como o esporte. Foi através dele que Joice representou a cidade pela primeira vez. Jogou pelo Bluvolei dos nove aos 18 anos, junto com a irmã.
> Joice Prochnow é eleita rainha da Oktoberfest 2023
> “Segui meu sonho”, comemora nova rainha da Oktoberfest Blumenau
Sempre altas para a idade que tinham, receberam o convite para começar a treinar quando estudavam na escola Santos Dumont, no Garcia. O esporte possibilitou bolsas de estudos e, assim, cursou o Ensino Médio na Etevi, dentro da Universidade Regional de Blumenau, conta a rainha de 1,82 metro.
Continua depois da publicidade
Os caminhos tomaram outros rumos e o vôlei não virou profissão, mas a gaúcha continua a fazer exercício físico com regularidade desde que deixou as quadras.
Solteira, ela mora com a mãe em um apartamento no bairro Velha. Já viveu no Garcia e diz que o melhor de Blumenau são os espaços ao ar livre, como o Parque Ramiro Ruediger e a Rota do Lazer, que ocorre aos domingos com a Rua XV fechada para o trânsito.
Adora a culinária alemã, mas não nega um arroz com feijão todos os dias. Diz ser teimosa e acha que a principal qualidade dela é a simpatia. O largo sorriso que a acompanha mesmo nos bastidores não a deixa mentir.
— Levarei os pilares da humildade e gratidão sempre comigo — garante.
Junto com as princesas Heloisa Hort, 22, e Edna Louise Oliveira, 21, a jovem representará a 38ª edição da festa, que ocorre de 4 a 22 de outubro de 2023. Pela empolgação ao falar sobre o novo trabalho, não dá para negar que Joice está animada com tudo que está por vir. De coração aberto ao reinado, quer transmitir ao resto do mundo todo o amor que sente pela festa e a resiliência que enxerga nos blumenauenses.
Continua depois da publicidade
Conheça a nova realeza da Oktoberfest 2023
Leia também
Instituição de Blumenau vai comemorar 100 anos com sessão no Senado
Primeira-dama de Blumenau é internada e prefeito reduz agenda