Ingo Doubrawa

Presidente da Docol Metais Sanitários

Em março, comemoramos o Dia do Consumidor e celebramos o Dia Mundial da Água. Estas duas datas servem para lembrar que o consumo consciente pode e deve ser praticado todos os dias. Em tempos de crise hídrica, é o consumidor que tem o poder de escolher tecnologias que economizem água. É o consumidor também o responsável por escolher produtos de empresas que tenham um olhar voltado para a sustentabilidade, refletindo as consequências do seu ato de consumo para a coletividade.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais sobre negócios e gestão

Na década de 90, quando a Docol iniciou o desenvolvimento de tecnologias para a economia de água, o debate sobre o tema estava restrito aos ambientes públicos, e quando se falava em economia para residências, o foco era o bolso do consumidor. Hoje, a escassez cada vez maior do recurso e a diminuição das reservas dos grandes centros têm levado o debate também para o consumo responsável.

Continua depois da publicidade

A sustentabilidade não é mais um termo genérico e alienado da vida diária. Trata-se de uma mudança de paradigmas e que nos obriga a adotar novos hábitos de consumo. Escolher entre uma torneira com ou sem arejador ou a instalação de um registro que mantém a vazão constante pode fazer toda a diferença no consumo, evitando o desperdício.

Ao darmos preferência a produtos que sejam tecnologicamente mais eficientes e sustentáveis, fabricados por empresas que respeitam a legislação e atendem às normas técnicas, estamos alterando o comportamento de toda a sociedade e fazendo a diferença.

Mas é também missão das empresas apresentar produtos cada vez mais modernos e que dão poder de escolha ao consumidor. Cito como exemplo o lançamento mundial da Docol da primeira torneira com duplo acionamento para residências, onde é o consumidor, em sua casa, que escolhe o modo de usar: fechamento automático, que proporciona mais economia, e o modo convencional, em que o consumidor pode fechar a torneira quando quiser. É a tecnologia e o design levando mais conforto aos cidadãos, cuidando do uso racional da água.

A educação para um modo de vida mais sustentável é fundamental em todos os aspectos e deveria ser reforçada nas escolas, para que desde pequenos tenhamos cidadãos mais conscientes de que os recursos naturais são escassos, preciosos e finitos. O consumo consciente faz toda a diferença.

Continua depois da publicidade