Apesar do constante crescimento, o e-commerce brasileiro ainda apresenta números tímidos.

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Em um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), divulgado no primeiro semestre, apenas 8,6% do comércio do Estado atua nas vendas online. No ano passado, o país teve um aumento de 15% com um faturamento de R$ 41,3 bilhões.

O mesmo estudo revelou que quase metade das empresas do setor não têm presença virtual. Dos 47,7% empresários entrevistados que não estão inclusos no meio digital, quase 80% deles alegam não ter interesse em investir neste meio e se justificam listando dificuldades logísticas e incertezas quanto à legislação.

– Converso com muitos empresários envolvidos nesta área e a logística é, atualmente, o maior entrave para o desenvolvimento – releva Piero Contezini, CEO e cofundador da Asaas, startup de Joinville que criou uma plataforma de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas, facilitando a geração de boletos e cobrança principalmente no e-commerce.

Piero destaca ainda que existem plataformas como a Magento, a mais conhecida, usadas por sites do mundo todo, que garantem a segurança do empreendedor e do cliente. São programas que guardam os dados do comprador e, em caso de invasão, o hacker não terá acesso às informações.

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Mas algumas medidas são necessárias para que as páginas virtuais estejam seguras. Conheça o check-list elaborado pelo site E-commerce Brasil.

1) O design do site tem que passar confiança ao consumidor.

2) É obrigatória uma estrutura para pagamento totalmente segura.

3) O site deve possuir o certificado SSL (padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida.

4) Aposte na blindagem de e-commerce para evitar a vulnerabilidades do site.

5) Disponibilize informações da empresa como CNPJ e endereço acessíveis.

6) O e-commerce deve ter um canal de atendimento eficiente com chats, e-mail e telefone.

7) A boa reputação da loja tem que ser mantida, assim como o retorno aos novos chamados dos clientes.

*Este conteúdo foi produzido pelo Estúdio NSC Branded Content para a Orsegups.