O chá de funcho ajuda a diminuir o inchaço e a melhorar a saúde digestiva. Além disso, tem um gostinho muito bom. O funcho (Foeniculum vulgare) é considerado uma planta medicinal. De origem mediterrânea, também pode ser utilizado como tempero e até no meio de saladas.

Continua depois da publicidade

São três propriedades ao total que o funcho tem que fazem bem para a nossa saúde. É uma planta anti-inflamatória, antioxidante e carminativa. O funcho tem óleos essenciais, flavonoides, fenóis, vitaminas, minerais e fibras solúveis que oferecem todas essas propriedades.

O chá de funcho não é bom apenas para aquela dor no estômago e para quando nos sentimos inchados, é também uma bebida capaz de diminuir os gases acumulados. Cólicas menstruais também podem ser aliviadas.

A infusão também ajuda para diminuir a ansiedade e também melhorar a qualidade do sono. O consumo deve ser associado a uma alimentação saudável com prática regular de exercícios físicos.

Continua depois da publicidade

Como preparar o chá de funcho

  • 1 a 2 colheres de chá de sementes de funcho;
  • 1 xícara de chá de água quente.
Modo de preparo

Amasse as sementes antes de preparar a infusão para liberar os óleos essenciais. Em seguida, coloque 1 a 2 colheres de chá das sementes levemente amassadas em uma xícara de água quente (não fervente). Deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Por fim, coe e consuma.

Leia também

A planta que protege fígado, coração e ainda ajuda a emagrecer

A fruta que queima gordura até dormindo, com efeitos atestados por médicos

A fruta ‘inimiga’ do seu intestino pode ser a sua preferida, segundo médico de Harvard