A diarista Taciana Hemckmeir, 33 anos, é uma das vítimas de violência contra a mulher em Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, no dia 13 de agosto o ex-marido tentou matá-la dentro de casa, em Bom Retiro, na Serra catarinense. Nesta quarta-feira (28), o suspeito foi preso na delegacia da cidade. A polícia trata o caso como tentativa de feminicídio. Apesar de ainda bastante abalada, Taciana aceitou conversar com a reportagem e fez questão de se identificar e contar sua história para encorajar outras mulheres a procurarem ajuda contra ameaças e agressões.

Continua depois da publicidade

Na tarde desta quarta-feira, a Polícia Civil de Bom Retiro informou que cumpriu mandado de prisão contra Fabiano Francisco Borba, 34 anos, pelo crime de tentativa de feminicídio contra a ex-mulher, Taciana. Segundo a polícia, o suspeito entrou na casa da vítima e a pegou pelo pescoço, mas foi impedido de agredi-la porque o filho a defendeu. A Polícia Civil apura, em inquérito, os fatos e circunstâncias do ocorrido.

Por telefone, Taciana Hemckmeir disse que se sente aliviada com a prisão do ex-marido, pois, segundo ela, as ameaças dele eram constantes desde que o casamento dos dois terminou, há pouco mais de um ano. Em setembro do ano passado, ela já havia conseguido uma medida protetiva para impedir que o ex-marido se aproximasse. No último dia 13 de agosto, ela foi surpreendida na casa onde mora com os dois filhos, no bairro Capistrano, em Bom Retiro.

— Ele foi até lá e simplesmente disse que ia me matar. Começou a bater com muita força na porta de vidro. Eu virei a chave e a primeira coisa que ele fez foi me pegar pelos cabelos. Depois disso, começou a me enforcar. Eu só não morri por causa do meu filho, porque quando eu já estava quase sem vida ele chegou, bateu nas costas dele, e eu consegui me soltar e fugir para pedir socorro — relata a mulher.

Taciana conta que o filho do casal, de 15 anos, ainda está em choque com a situação, e diz que teme pelos reflexos do fato na vida dele. A diarista comenta também que, durante o casamento, que durou 16 anos, as brigas e episódios de violência eram frequentes, mas que nunca imaginou que poderia chegar a uma situação tão extrema.

Continua depois da publicidade

— Eu jamais imaginei que ele chegaria a esse ponto. Agora, depois do que aconteceu, eu falo para as mulheres que têm medo de denunciar: hoje pode ser só um tapa, mas amanhã ele pode te matar. O certo é denunciar, porque ninguém é obrigado a passar por isso. A gente não pode viver presa num relacionamento. Eles não são donos da gente — desabafa.

Apesar do sentimento de alívio pela prisão, que coloca fim a um longo período de ameaças e de insegurança, Taciana diz que ainda não se sente totalmente em paz:

— Eu ainda tenho medo, mesmo sabendo que ele está preso. Não estou segura. Não sei o que pode acontecer se ele sair da prisão.

O que diz o suspeito

Segundo a Polícia Civil, o ex-marido Fabiano Francisco Borba, de 34 anos, foi preso temporariamente na manhã desta quarta-feira (28) ao prestar depoimento na delegacia de Bom Retiro.

Continua depois da publicidade

— Ele se apresentou para o depoimento, mas não sabia que havia o pedido de prisão contra ele. A prisão temporária é de 30 dias. Ele foi indiciado pelo crime de tentativa de feminicídio, com pena que varia entre 12 e 20 anos de prisão, e agora será encaminhado ao Presídio de Lages — informou o delegado da comarca, Ricardo Guedes da Cunha.

Ainda conforme o delegado, durante o depoimento, o homem negou todas as denúncias, disse que o relato da mulher era mentiroso e afirmou que nunca a havia ameaçado.

Sobre o dia da tentativa de feminicídio, o ex-marido da vítima alegou que houve uma discussão, que o casal entrou em vias de fato, mas que não tentou matar a mulher.

Em nota, os advogados Diego Rossi Moretti e Jonas de Oliveira, responsáveis pela defesa de Fabiano Francisco Borba, reiteraram que o cliente nega as acusações. A defesa também declarou que os fatos narrados não correspondem à verdade e que serão esclarecidos no decorrer do processo.

Continua depois da publicidade

Leia a íntegra da nota da defesa:

A defesa de Fabiano Francisco Borba, promovidas pelos advogados Dr. Diego Rossi Moretti e Dr. Jonas de Oliveira, vem informar que, em conversa com o cliente na tarde de hoje, este informou que jamais tentou, tampouco tentaria matar sua ex-esposa, mãe de seus filhos. Informa ainda que os fatos veiculados não corresponde com a verdade e que serão esclarecidos durante o processo.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.