Nem todos brasileiros se preocupam com itens de segurança na hora da compra de um carro, mas testes como do Programa de Avaliação de Carros Novos para a América e o Caribe (Latin Ncap) podem ser importantes na decisão.

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O Citroën C3 Aircross, do grupo Stellantis, produzido na fábrica de Porto Real (RJ), recebeu nota zero nos testes de impacto feitos pelo programa. No crash test frontal a proteção para o peito do passageiro da frente foi considerada fraca.

O teste de impacto lateral apresentou uma intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes. No de chicotada cervical (whiplash) constatou-se proteção deficiente para o pescoço do adulto. A proteção para crianças tem falhas graves. Segundo o programa, a sinalização das ancoragens do Isofix não cumpre com os requisitos do Latin Ncap.

A maioria das cadeirinhas testadas falhou e não é possível desativar o airbag do banco do passageiro dianteiro ao colocar uma cadeirinha voltada para trás nessa posição. A proteção de pedestres apresentou proteção marginal, adequada e fraca para a cabeça, com uma área limitada de boa proteção.

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Por fim, o lembrete de cinto de segurança também não cumpre com os requisitos do Latin Ncap.
A avaliação de segurança é feita na versão mais básica dos modelos disponíveis no mercado, no caso desse Citroën Aircross, a Feel Turbo, que custa R$ 116 mil e é a única do portfólio com dois airbags.

Mas mesmo considerando as demais, que possuem airbags laterais, o Latin Ncap explica que essa proteção não teria alterado o resultado, porque não alteraria a classificação de ocupantes adulto e criança.

O Latin NCAP utiliza métodos de ensaio internacionalmente reconhecidos e qualifica entre zero e cinco estrelas a proteção oferecida pelos veículos para ocupantes adultos e ocupante criança. Procurada, a Stellantis respondeu por meio de nota que “reforça seu compromisso com a segurança veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo”.

Veja fotos dos testes do Citroën Aircross

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