Aqui no Brasil temos a mania de tentar copiar tudo que os europeus fazem no futebol, na falsa ilusão de que lá tudo é perfeito. Nessa cega perseguição acabamos muitas vezes banalizando a nossa própria história, nosso estilo de jogo, nossa cultura. Vivemos num país com dimensões continentais, reunindo hoje mais de 800 clubes profissionais. Como acomodar todos somente em divisões nacionais? Respondo: impossível! Os estaduais ainda são fundamentais.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Por muitos anos os Estaduais representaram o glamour das competições. Foram neles que nasceram as grandes rivalidades do nosso futebol. Além da geração de empregos diretos e indiretos e a velha rivalidade, os estaduais ainda desempenham um dos papeis mais importantes na preservação da nossa maior tradição: a revelação de talentos.

Sim, o talento raiz, aqueles descobertos muitas vezes na várzea, nas peladas e que acabam se transformando em soluções técnicas e esperanças de rentabilidade para a grande maioria no Brasil: os clubes de menor investimento.

> Catarinense 2021: na reta final da preparação, o que podemos esperar do Estadual

Continua depois da publicidade

Minha expectativa é enorme para o início do Campeonato Catarinense. Principalmente com esse desafio de ampliar ainda mais a cobertura da NSC. Você pode esperar uma integração cada vez maior entre nossos veículos e profissionais. E, claro, muita interatividade com o torcedor, peça fundamental nesse cenário. 

Depois de mais de 20 anos atuando em grandes coberturas no Brasil e no mundo, sinto o mesmo frio na barriga. A curiosidade é enorme em acompanhar de perto os clubes e os talentos locais. Rivalidade já percebi que tem de sobra. O campeonato é catarinense, mas pode apostar, para a NSC será a nossa Copa do Mundo!

Veja como está a preparação dos 12 participantes do Catarinense 2021:

> Avaí aposta na sequência do trabalho para brigar pelo titulo

> Brusque quer mostrar que é a nova força do futebol de SC

> Chapecoense chega como favorita a levantar mais uma taça

> Concórdia aposta no entrosamento e ritmo de jogo para surpreender

> Criciúma aposta no técnico Hemerson Maria para os objetivos da temporada

> Momento é de reconstrução no Figueirense

> De volta à elite estadual, Hercílio Luz busca a permanência

> Joinville quer recuperar a confiança do torcedor tricolor

> Juventus espera surpreender novamente

> Marcílio Dias tenta melhorar desempenho da temporada anterior

> Metropolitano chega ao Estadual marcado por incógnitas