O cacau é o grande produto que promove o crescimento do personagem Zé Inocêncio em Renascer, já que o empresário montou todo um império pela criação, extração e preparação do fruto. Porém, ele não veio de Madagascar como a música pode levar a crer. Continue a leitura para entender a história do cacau e da canção que abre a novela Renascer.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

A vinheta de Renascer mostra a platação de cacau enquanto Luedji Luna e Xênia França cantam a música Lua Soberana, de Sergio Mendes. No trecho em que o cacau aparece, é cantato: “Veio de Madagascar… ilê iê ilá… essa Lua Soberana […]. Ou seja, apesar da imagem mostrar o cacau, a música faz referência à Lua. Mesmo assim, ainda existe uma relação do cacau com Madagascar.

De onde veio o Cacau?

O cacau começou a ser domesticado na América do Sul, mais precisamente na Amazônia. Anteriormente se acreditava que o fruto era das regiões centro-americanas, nas proximidades do México e da Guatemala.

Continua depois da publicidade

Porém, em 2013, o arqueólogo Francisco Valdez publicou um estudo demonstrando registros de criação de cacau a mais de 5 mil anos atrás na região da Amazônia equatoriana. Assim, esse registro é mais antigo. Mas foi a cultura Mayo Chinchipe, do Equador, que iniciou a prática. 

Por que acreditam que o Cacau é africano?

Mas se não é verdade, por que a África foi considerada o local originário do Cacau? A resposta é simples, segundo o Bantu Chocolate, o fruto saiu da América do Sul para o continente africano através dos portugueses que colonizaram o Brasil. Tanto que o primeiro local onde chegaram as sementes foi a ilha de Fernando Pó, uma colônia portuguesa onde hoje é a Guiné Equatorial.

Com isso, ao longo do tempo, o Cacau foi se consolidando no continente africano, sendo um dos pilares da economia em vários países como Gana e Costa do Marfim. De acordo com o site Statista, só em Gana foram produzidas mais de 689 mil toneladas de grãos de Cacau só em 2022. Sendo assim, a maior produção registrada até hoje.

Continua depois da publicidade

Mas e Madagascar onde entra nisso? Apesar de ser distante de onde a semente chegou pela primeira vez, o país também se destaca pelo cacau. Conforme alguns sites especializados como o EDBM, os grãos produzidos lá chamam atenção de grandes produtoras de chocolate.

Referências religiosas 

A letra Lua Soberana também evoca muitas questões religiosas e culturais. A referência a Iemanjá vem pelo fato dela ser a Deusa do Mar nas religiões afro-brasileiras. Além disso, pode ser interpretada como um caminho para a proteção espiritual. Já a referência a Salvador pode ser interpretada de duas maneiras. Ou pelo fato de ser um grande centro da cultura africana e afro-brasileira.

Mas também por ser a capital de um estado nacionalmente conhecido pelo cultivo do cacau, principalmente na região sul do estado. Então, além de ser vista como uma homenagem ao cacau, a música da abertura de Renascer pode também ser interpretada como uma celebração da riqueza da cultura afro-brasileira.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quem é Gabriela Medeiros, atriz que interpreta Buba no remake de Renascer

Como está o elenco de Renascer, 30 anos após a primeira versão