O motivo da votação da MP 595 de fato é bastante nobre para o Brasil, visto o objetivo de atrair investimentos além de aumentar a capacidade e competitividade do sistema portuário brasileiro.

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Atualmente, temos grandes grupos administrando Terminais Portuários no Brasil o que nos leva a crer que existe recurso a ser injetado neste setor. Porém, importante mencionar que o simples fato de termos a MP 595 aprovada no Senado não irá resolver os problemas de infraestrutura que o Brasil vem enfrentando hoje.

Os portos, como sendo a principal fronteira em um país que movimenta 95% do comércio internacional via modal marítimo, tem sido o foco desta “falta de eficiência” enaltecida na mídia ultimamente. Contudo, a análise tem de ser feita de maneira mais holística para que possamos de fato estar aptos a atacar os reais causadores desta falta de competitividade.

A cadeia logística atual enfrenta gargalos não apenas no setor portuário, mas também em setores como malha rodoviária onde 38% desta ainda está classificada como regular/ruim, infraestrutura ferroviária a qual é extremamente reativa e antiquada para os padrões mundiais, além da burocracia para que licenças ambientais e de operação sejam concebidas para que obras de infraestrutura sejam entregues conforme planejado.

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O Brasil tem de enxergar a infraestrutura de maneira macro para daí sim elencar culpados e os pontos a serem atacados. ?

Felipe Fioravanti Kaufmann, Bacharel em Logística pela Univali e MBA em Gestão Empresarial pela FGV/Sociesc