Como em Milão, na New York Design Week tem a programação paralela com doses extras de ousadia. Reafirmando a qualidade global da produção brasileira de design, perto da feira International Contemporary Furniture Fair, os visitantes encontraram de 17 a 20 de maio a quinta edição da Fresh From Brasil, uma prova da nossa criatividade nos Estados Unidos. Organizada pela Associação Objeto Brasil, com curadoria da diretora executiva, Joice Joppert Leal, a exposição coletiva dentro da Wanted Design, um evento da concorrida semana novaiorquina dedicada ao design – recebe cerca de 350 mil visitantes por ano.
Continua depois da publicidade
– Estamos lado a lado com os melhores designers e artistas do mundo – diz Joice.
Exibimos aqui uma amostragem dessa plataforma de projeção dos talentos nacionais com a característica de mostrar designers e representantes de segmentos da indústria brasileira com produtos destacados pela criatividade de formas e soluções. Estas peças estiveram em um espaço de 100 metros quadrados entre 32 produtos de 20 designers que agora conquistaram passaporte internacional para o seu trabalho criativo.

Veja o banco E3, de Gustavo Utrabo, com uma estrutura que remete a um esqueleto, conforme o ângulo de visão

Vaso Membrana, de Jacqueline Terpins, remete às cores da bandeira do Brasil
Continua depois da publicidade

Bancos Sela, criação da designer Renata Moura para a Benita Brasil

Cadeira Mess1, do designer Roberto Mannes Jr., também para a Benita Brasil
Além de Mannes Jr. e Renata Moura, o Studio B também esteve presente com a Benita Brasil na mostra nos Estados Unidos.

Portátil, o conjunto de almofadas Carregue-me tem alças que a transformam em uma maleta, para ser levada para outros ambientes da casa, piqueniques ou viagens. A criação descolada é do designer Roberto Mannes Jr.

O sofá Rio de Janeiro é obra da empresária, modelo, apresentadora e designer de joias e mobiliário Paola de Orléans e Bragança. Ela criou a peça em parceria com a Benita Brasil. A princesa Paola nasceu no Reino Unido e logo em seguida mudou-se para Petrópolis (RJ), de onde saiu aos 22 anos. Para a designer, esse estofado representa o jeito carioca de ser. Com um pequeno baú escondido dentro do sofá – sem aquele ar de baú que caracteriza recursos desse tipo -, acessado ao levantar a almofada direita, a designer gerou um móvel versátil. No revestimento, Paola empregou uma combinação de padrões, com tecido de linho de estampa digital, inspirada na ideia da geometria fractal, com desenhos iguais que se repetem. Neste caso, são sequências de triângulos idênticos, o que cria um movimento tridimensional