Há um bom tempo é comum ver os melhores atletas brasileiros representando o país nos Jogos Olímpicos. Tanto que é sempre muito emocionante ver um de nossos grandes nomes esportivos carregando a bandeira brasileira na cerimônia de abertura do evento a cada quatro anos. Mas será que já teve alguma edição das Olimpíadas em sua Era Moderna que o Brasil não participou?
Continua depois da publicidade
Se sim, quais foram os motivos para essas ausências? A fim de responder essas e outras perguntas, vamos mergulhar fundo na história de nosso país nos Jogos Olímpicos. Continue a leitura.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
O Brasil já deixou de participar das Olimpíadas?
Antes de mais nada, vale ressaltar que as Olimpíadas voltaram a ser disputadas em 1896, inspirada nos jogos que ocorriam na Grécia Antiga. Assim como a versão clássica, o objetivo do Barão de Coubertin, idealizador dos jogos, era de utilizar o evento esportivo como um momento de união dos povos em busca da paz. Assim, foi promovida a primeira edição, em um local bastante simbólico, Atenas.
Continua depois da publicidade
Nas primeiras edições o Brasil não tinha representantes. Muito disso pois o país não tinha um Comitê Olímpico, algo que só seria criado na década de 1910. De acordo com o próprio site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o embaixador do Brasil em Berna na Suíça, Paranhos do Rio Branco, recebeu o convite do próprio Barão de Coubertin para fazer parte do Comitê Olímpico Internacional.
Além de ser uma gentileza com o filho do Barão de Rio Branco, o convite serviu como uma demonstração de fé no potencial esportivo do Brasil vindo do próprio fundador dos Jogos da Era Moderna. Isso somado com a pressão popular que essa nomeação causou, culminou na criação do COB em 1914. Pouco depois, na edição de 1920 realizada em Antuérpia, na Bélgica, o Brasil levou sua primeira delegação, que contou com 21 atletas, e voltou com três medalhas (sendo 1 ouro, 1 prata e 1 bronze).
Desde então, o Brasil só não foi representado na edição de 1928, que aconteceu na Holanda, pois o COB não tinha recursos para levar os atletas e comunicou a desistência por meio de uma nota à imprensa.
Continua depois da publicidade
Como foi o desempenho do Brasil nas últimas olimpíadas?
A história da delegação brasileira na Olimpíada é mais que centenária. Porém, o melhor desempenho foi na edição mais recente dos jogos, em Tóquio, 2021.
Nela, o Brasil ficou em 12º lugar no quadro de medalhas com 21 medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes). No total, o Brasil já faturou 150 medalhas em Jogos Olímpicos. Sendo 37 ouros, 42 pratas e 71 bronzes.
Continua depois da publicidade
Leia também
Veja qual foi a melhor classificação do Brasil nas Olimpíadas