O professor Kleber Markus, doutor em ciências da comunicação, já fez consultoria para marcas como Cofap, Petrobras e Gol Linhas Aéreas. Nesta sexta, ele estará em Joinville para falar sobre comportamento do consumidor para alunos da Sustentare Escola de Negócios.
Continua depois da publicidade
De acordo com Markus, as marcas que serão reconhecidas na 19ª edição da premiação Top of Mind só conquistaram um título como este por investirem forte em marketing integrado. Para ele, não há propaganda que salve um produto ou serviço sem qualidade. Confira entrevista com o professor.
A Notícia – O que faz uma marca ser lembrada?
Kleber Markus – As pessoas confundem branding com comunicação de marca. O branding começa na empresa. É a organização que define o produto, o público-alvo, o preço e como será a distribuição. O branding começa com a empresa e termina na agência. Uma marca sem sustentação não será lembrada, mesmo com a melhor das campanhas. Se o produto não tiver qualidade, não adianta ter uma marca maravilhosa. A propaganda precisa combinar com a realidade do produto. O que precisa funcionar é o marketing integrado: preço, produto e distribuição.
AN – Como manter uma marca forte ao longo dos anos?
Continua depois da publicidade
Markus – É preciso investir no mix de marketing, não só de comunicação. Se não, só o primeiro lote do produto vai ser vendido. Marca é um símbolo gráfico que representa um produto. Hoje, o celular mais barato vendido na Europa se chama BIC, como a caneta, para representar o baixo custo. Outro exemplo: o perfume Ferrari é vendido mesmo para quem nunca cheirou o produto, pois as pessoas confiam na marca. E a Ferrari, com certeza avaliou a qualidade do produto.
AN – Com a presença das redes sociais, o que muda no gerenciamento da marca?
Markus – As redes sociais reforçam a minha opinão. Se você faz muita propaganda de um produto ruim ele deixa de ser consumido em um tempo menor do que sem divulgação. As redes sociais potencializam este efeito.