O novo Maracanã fecha 2013 com seis meses de utilização. Desde a reabertura, em 2 de junho, com o empate em 2 a 2 entre Brasil e Inglaterra, até o último jogo do ano, vitória do Botafogo por 3 a 0 sobre o Criciúma, em 8 de dezembro, foram 56 partidas.

Continua depois da publicidade

Na Copa das Confederações, a média de público foi de 72.288 torcedores. Depois, caiu bastante com os jogos de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil: ficou em 28.625 espectadores. O valor dos ingressos foi uma das grandes reclamações. Tirando a final da Copa do Brasil, quando uma cadeira central chegou a custar R$ 800, o Maracanã só teve grande público nas vezes em que os times estavam em situação de dificuldade e reduziram os preços. Foi o caso do Vasco, que, lutando contra o rebaixamento, colocou entradas a R$ 20. Teve o apoio de mais de 50 mil pessoas em cada uma das duas partidas da promoção, jogando para cima a média geral do estádio.

Outra preocupação é o elevado número de jogos. A média foi de 9,3 por mês. Uma partida a cada três dias: o gramado não aguentou. Para que o problema não se repita, a CBF já enviou ofício à Federação Carioca informando que no ano que vem serão permitidas apenas quatro partidas por mês. Assim, o Maracanã chegará em boas condições para a Copa do Mundo.

Continua depois da publicidade