Quatro jovens saem em busca de uma festa na Floresta da Cabana e acabam se perdendo no caminho. A partir daí, uma história de desaparecimentos e mortes começa a ser investigada pela polícia por meio das gravações encontradas nos celulares das vítimas e pelos depoimentos da única sobrevivente, Diana (Bruna Linzmeyer), e sua misteriosa mãe (Maria Fernanda Cândido). Com direção de Jeferson De e produzido pela Contraponto, de Florianópolis, em parceria com a Buda Filmes, de São Paulo, O Amuleto envolveu 70 profissionais de Santa Catarina durante 20 dias de gravações, a maior parte no parque do Rio Vermelho, no Norte da Ilha, no verão de 2014.
Continua depois da publicidade
Crítica: O Amuleto é suspense cheio de erros e clichês
Leia mais notícias sobre cinema
Aventurar-se pelo suspense é novidade na carreira do cineasta paulista vencedor de três Kikitos em Gramado com o longa-metragem de estreia, Bróder (2010), drama social sobre um grupo de amigos de Capão Redondo, bairro da periferia de São Paulo, com Caio Blat e Jonathan Haagensen no elenco.
Continua depois da publicidade
– Queria sair do lugar seguro, experimentar fazer um trabalho que conversa com o público jovem, especialmente dos 12 aos 20 anos. O Amuleto é um filme de suspense com todos os clichês do gênero, mas considero um mérito o fato de ser falado em português, pois acredito que temos o compromisso de formar público para o cinema nacional – afirmou o diretor, que buscou inspiração em produções norte-americanas como Pânico 4, e em A Antropóloga, do catarinense Zeca Pires, para quem dedicou a sessão de pré-estreia realizada na segunda-feira na Capital.
A exibição ocorreu sem a presença das protagonistas, a catarinense Bruna Linzmeyer e Maria Fernanda Cândido, que arriscou um sotaque mané na interpretação de sua personagem, uma bruxa moradora da Costa da Lagoa.
Embora conte com atrizes globais e outros profissionais conhecidos do cinema catarinense, como a atriz Margarida Baird, a maior parte do filme passa-se entre jovens atores que mostram a cara pela primeira vez na telona.
Continua depois da publicidade
– Foi uma grande oportunidade de aprendizado, a equipe estava muito entrosada, era como uma família. Outra coisa que me empolgou é o fato de ser protagonizado por mulheres, algo incomum no cinema nacional – conta a atriz Clara Ferrari, 20 anos.
O roteiro de O Amuleto, assinado por Jeferson De e Cristiane Arenas, foi um dos 10 contemplados com R$ 1,2 milhão pelo Ministério da Cultura, em edital para filmes de baixo orçamento. A experiência de gravar em Florianópolis deve se repetir, pois a equipe tem planos de desdobrar o filme em uma série.
Veja o trailer: