A pretensão do Brasil de organizar a Copa do Mundo em 2014 não tira o país da disputa para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Foi o que afirmou nesta quarta o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.
Continua depois da publicidade
– Pelo contrário, a Copa do Mundo realizada antes facilita a candidatura olímpica, já que cria uma estrutura esportiva que pode ser incluída no processo – afirmou Nuzman em comunicado divulgado pelo COB.
O dirigente respondeu assim às declarações feitas ontem pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, que afirmou ontem que o Brasil tem de definir se quer ser candidato ao Mundial de 2014 ou aos Jogos Olímpicos. Rogge, que participa no Rio de Janeiro da assembléia geral da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa), elogiou a preparação para os Jogos Pan-americanos de 2007 e disse que as estruturas em construção têm características olímpicas.
– Conversei com o presidente Rogge pessoalmente depois, e ele me confirmou que esta decisão (tentar ser sede dos dois eventos) será do Governo, e que não seria impossível realizar as duas competições num curto período de tempo – afirmou Nuzman.
O Brasil, cinco vezes campeão mundial de futebol, diz ter o apoio da maioria das confederações sul-americanas à sua candidatura como sede do Mundial de 2014. Apesar de o Rio ainda não ter anunciado oficialmente sua intenção de ser candidata aos Jogos Olímpicos de 2016, autoridades nacionais e regionais não descartam tal projeto.
Continua depois da publicidade
A cidade foi candidata a organizar os Jogos de 2008, disputa vencida por Pequim e de 2012, que acontecerão em Londres, mas não chegou a ser incluída entre as finalistas em nenhum dos dois processos.
– A realização da Copa do Mundo deixaria no país um grande legado para o projeto dos Jogos Olímpicos. A história nos dá vários exemplos disto, e não seria uma novidade – ressaltou Nuzman.
O dirigente citou os casos do México, que organizou os Jogos Olímpicos em 1968 e a Copa do Mundo em 1970; Alemanha, sede dos Olímpicos de 1972 e do Mundial de 1974, e Estados Unidos, que organizaram a Copa de 1994 e os Jogos Olímpicos de 1996.