A passagem de uma nuvem rolo chamou a atenção de moradores de cidades do Sul de Santa Catarina na tarde deste sábado (19). O fenômeno antecedeu uma chuva intensa, com ventos fortes.

Continua depois da publicidade

> Mammatus, Prateleira e Rolo: as nuvens diferentes que já passaram por SC

Um dos registros foi feito no Balneário Esplanada, em Jaguaruna. O registro da nuvem na cidade ocorreu por volta das 15h e foi seguido de cerca de meia hora de chuva intensa.

Segundo o técnico em meteorologia e apresentador da NSC TV, Douglas Márcio, a nuvem rolo, que tem o nome técnico de Nuvem Arcus, é uma formação bastante cinzenta que pode ter quilômetros de extensão. É chamada assim por causa do seu formato. Por vezes, está associada a uma nuvem de tempestade (Cumulonimbus), por isso costuma ser sucedida de fortes temporais.

A aparição da nuvem rolo não é tão comum e normalmente ocorre em regiões próximas ao Litoral. A formação avança rapidamente e provoca também fortes rajadas de vento, como foi visto neste sábado em Jaguaruna.

Continua depois da publicidade

O temporal no Sul do Estado também provocou estragos em Criciúma, onde houve destelhamentos de acordo com a Defesa Civil. A prefeitura e o Teatro Elias Angeloni tiveram a cobertura danificada pelo vento. Também houve queda de árvores sobre a rede elétrica, o que prejudicou o abastecimento em alguns bairros.

Defesa Civil tem alerta de chuva forte e alagamentos para SC

A Defesa Civil de SC já emitiu alerta de risco de chuva forte, com rajadas de vento e até granizo em todo o Estado neste sábado e domingo. Os altos volumes de chuva esperados, de até 100 milímetros na região Oeste até a tarde de domingo, podem causar alagamentos, enxurradas e deslizamentos, segundo o órgão de proteção do Estado.

SC já sofreu com as chuvas durante a semana, quando um temporal deixou pelo menos 15 mortos nas cidades de Presidente Getúilio, Ibirama e Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. No local, os bombeiros ainda buscam por seis pessoas que estão desaparecidas.

> Defesa Civil alerta para risco de temporais e deslizamentos de terra em SC

> Entenda por que a chuva foi tão intensa em Presidente Getúlio