O registro de uma nuvem com o formato de um redemoinho despertou a curiosidade de moradores de Canoinhas, no Norte catarinense. A imagem mostra uma marca no céu supostamente em direção ao solo, levantando também dúvidas de se o caso não se tratava de um avião em queda.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

A foto foi tirada no domingo (26). Conforme a meteorologista Camila Cardoso, se trata de uma trilha de condensação, chamada de nuvem antropogênica ou nuvem cirrus homogenitus, gerada de forma artificial por pessoas.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— É um tipo de nuvem que se forma através da ação antrópica, nesse caso, é formada pela presença de aeronaves e se forma na altitude de voo. No caso, os voos, ali, têm uma altitude entre 10 e 12 quilômetros, e é onde forma esse tipo de nebulosidade — explica.

Continua depois da publicidade

Segundo a especialista, para acontecer a formação, a atmosfera precisa estar resfriada.

— É muito comum esse tipo de nuvem se formar em uma situação que tem a presença do sol. Tendo a temperatura baixa, uma atmosfera muito fria e úmida nesta altitude, acaba condensando e formando esse tipo de nebulosidade — afirma.

Quanto a suposta direção ao solo, Camila Cardoso esclarece que é uma ilusão de ótica, e que a trilha segue para o horizonte.

Veja fotos do fenômeno no céu

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Bierville volta neste fim de semana em Joinville; veja programação

Sem recursos, Basquete Joinville encerra time de alto rendimento: “Cansado de promessas”

“Vou poder tirar minha mãe daqui”, diz menino da Cidade de Deus escolhido para o Bolshoi