Uma nova nuvem de gafanhotos está perto do Brasil. O alerta vem da Argentina, onde o grupo de insetos atua a poucos quilômetros do Rio Grande do Sul. Essa espécie é diferente da que se aproximou do Oeste de Santa Catarina neste ano. As informações são do G1.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> Nuvem de gafanhotos chegou perto de SC, mas segui para a Argentina em junho

O governo da Argentina detectou a nuvem de gafanhotos em Campo Viera e Itacaruaré, na província de Misiones, na sexta-feira (27). Essas cidades ficam perto de Rincão Vermelho e Porto Xavier, no Rio Grande do Sul. O monitoramento é feito pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa).

Os gafanhotos só deixaram estragos em lavouras de erva-mate por enquanto. Foram vistos em três fazendas de Campo Viera e em uma de Itacaruaré, mas sem deixar prejuízos, segundo fontes do país vizinho.

Continua depois da publicidade

Técnicos do Senasa explicam que a espécie de gafanhotos que está no local é conhecida como tucura e tem como característica não avançar para grandes distâncias. Por isso, apesar da proximidade, há chances de a nuvem não chegar ao Brasil.

Conheça a espécie dessa nova nuvem de gafanhotos na Argentina:

A orientações de especialistas do Brasil e da Argentina é que agricultores que perceberem a chegada dos insetos avisem às autoridades. A situação está sendo monitorada pelo Senasda desde o começo do ano, quando outros fenômenos semelhantes também foram detectados.

Leia também:

> Nuvem de gafanhotos coloca Santa Catarina em estado de emergência fitossanitária

> Javalis provocam alerta para destruição de lavouras e risco de doenças em SC

> Blumenau tem 1,1 mil focos do mosquito da dengue, 259% a mais do que em 2019

> Surto de coronavírus causa fechamento de centro de saúde em Florianópolis