Uma nuvem de fumaça negra que se espalhou por Criciúma, no Sul do Estado, assustou os moradores da cidade na tarde desta terça-feira. A origem é uma pilha de pneus que pegou fogo no bairro Próspera, nas antigas instalações da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que atualmente serve como depósito de pneus.

Continua depois da publicidade

O Corpo de Bombeiros trabalha na ocorrência desde as 15h30min na tentativa de controlar o fogo, ainda que o acesso à origem do incêndio seja difícil. Além dos pneus, no lugar há lixo, materiais de construção e resíduos de borracha.

A fumaça pode ser vista de vários pontos da cidade e até mesmo de municípios vizinhos, alarmou as pessoas e causou problemas no trânsito, que está sendo orientado pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar.

Foto: Caio Marcelo/Agência RBS

Continua depois da publicidade

O fiscal da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Valmir Gomes, foi acionado pela Defesa Civil para ir até o local e verificou que há uma grande quantidade de pneus em chamas, mas que eles não representam risco à comunidade. O maior problema é quanto a poluição atmosférica, pois a fumaça está se espalhando bastante e o fogo pode demorar para ser apagado. Tudo indica que o incêndio foi proposital.