Considerada uma das mais perigosas que existe, por estar associada aos temporais e até mesmo à formação eventual de tornados, a nuvem cumulunimbus foi registrada em Mafra, no Planalto Norte de SC, no final do dia deste sábado (13). 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, ela se forma em algumas situações da atmosfera, entre elas, a que temos em Santa Catarina neste fim de semana: ar quente e úmido. 

– O aquecimento diurno faz o ar subir por se tornar mais leve. Na parte de cima da nuvem, as correntes de ventos horizontais aumentam o comprimento dela, criando esse formato de bigorna – explicou.

> Fim de semana com condições típicas de verão em SC

Continua depois da publicidade

> Mancha escura aparece no mar em Balneário Camboriú

Apesar de ser uma nuvem atraente, por sua beleza, ela é pode representar perigo em algumas situações, pois geralmente está associada a eventos meteorológicos extremos.

– É de nuvem de tempestade, muitas vezes. Nem sempre. E 1% delas desenvolvem tornados – conclui o meteorologista.

> Motorista de aplicativo que estuprou duas jovens durante corridas no Litoral de SC é preso no RS

Continua depois da publicidade

Sábado teve temporais e granizo em SC

Temporais com queda de granizo atingiram várias cidades de Santa Catarina no final da tarde deste sábado (13). Na Grande Florianópolis, a chuva de pedras ocorreu em Major Gercino por volta das 17h. No Vale do Itajaí, também houve registros, em Rio do Sul, pouco antes das 21h, segundo o Conexão GeoClima. 

Já em Maravilha, o registro foi da passagem de nuvens carregadas. A Defesa Civil emitiu alerta para a possibilidade de tempestades isoladas em boa parte do estado até o final da noite.

Leia também

SC sabota volta às aulas ao fingir que nada está acontecendo na pandemia de coronavírus

Algas em Balneário Camboriú: desvendado o mistério dos organismos que cobrem a areia

Nuvem rolo é registrada em Criciúma antes de temporal; veja vídeo