Para que os estudantes da rede pública estadual de Santa Catarina possam fazer melhores escolhas na hora de se alimentar, a Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com as empresas Nutriplus e Risotolândia, desenvolve o projeto Escolha Certa, que orienta sobre a produção de diversos alimentos e ensina a diferenciar produtos in natura, processados e ultraprocessados.
Continua depois da publicidade
Para o diretor de Articulação com os Municípios da SED, Osmar Matiola, a ideia dos projetos é levar os hábitos para além da escola. “A cada ação voltada à alimentação buscamos incentivar o consumo de alimentos naturais e menos industrializados e que os estudantes levem os costumes para a família também”, enfatiza.
Durante o segundo semestre deste ano, nutricionistas das empresas que fornecem as refeições escolares farão atividades no período de recreio para explicar a diferença dos vários grupos de alimentos e como os alunos podem equilibrar a alimentação incluindo opções mais saudáveis no cardápio.
“Nós entendemos que essa iniciativa é fundamental para as crianças e adolescentes em idade escolar, pois nessa fase de desenvolvimento eles precisam estar bem nutridos para brincar e estudar”, afirma a nutricionista Renata Maluly da Risotolândia, que atende 429 escolas do estado. “Estudos comprovam que a alimentação interfere diretamente no processo cognitivo dos jovens, isso significa que ingerir mais vegetais, frutas, peixes, grãos e cereais proporciona melhor capacidade de aprendizagem”.
Antônio Valini, gerente de comunicação da Nutriplus, empresa que fornece refeições para alunos de 570 escolas catarinenses, acredita que o grande vilão da alimentação são os produtos industrializados, amplamente divulgados na mídia com mensagens equivocadas. “Nosso papel é levar informação aos estudantes para que eles possam fazer as próprias escolhas com base em um conhecimento de qualidade, repassado por profissionais”.
Continua depois da publicidade
Grupos de alimentos apresentados aos estudantes:
In natura: alimentos obtidos diretamente de plantas ou animais
Minimamente processados: alimentos in natura que passam por algum processo de limpeza, moagem e secagem;
Processados: alimentos in natura que recebem a adição de sal, açúcar, óleos ou outras substâncias fabricadas pela indústria para tornar o paladar mais agradável;
Ultraprocessados: alimentos feitos inteiramente pela indústria ou, em sua maioria, feitos com açúcar, gorduras (hidrogenadas e trans) ou até mesmo produzidos em laboratório (corantes e aromatizantes).