Quando se pensa no piquenique a primeira coisa que vem à cabeça é praticidade, e é neste ponto que acabam entrando os alimentos industrializados. Mas, acredite, é possível promover um lanche saudável no parque preparando tudo em casa. Para a nutricionista Alessandra Guerra, a preferência deve ser sempre os alimentos naturais, mesmo quando consumidos fora de casa:
Continua depois da publicidade
– Não é que seja proibido levar algum alimento industrializado, mas o piquenique deve ter, preferencialmente, alimentos frescos, variados, nutritivos e feitos em casa. Assim é possível ter energia para brincar o dia inteiro sem correr o perigo de passar mal com excesso de gorduras e açúcares contidos nos industrializados.
::: Parque Ramiro Ruediger vira point de piqueniques em grupo
A dica da nutricionista Giselle Minella é o consumo dos sucos naturais. Eles podem ir ao parque, mas devem ser consumidos em média dentro de 30 minutos, para manter todos os valores nutricionais. Se o consumo demorar mais tempo, ela sugere também uma água saborizada.
A coordenadora do Programa Alimento Seguro (PAS) do Senac Blumenau, Jennifer Eissmann, explica que é importante manter os alimentos frescos. Uma dica é encher sacos plásticos com gelo e colocar dentro de uma caixa térmica. Desta forma os alimentos permanecem resfriados durante o transporte e o gelo pode ser utilizado nas bebidas.
Continua depois da publicidade
– O ideal é sempre preparar os alimentos do piquenique e ir direto para o parque, pois se você tiver uma ideia diferente, como levar hambúrgueres caseiros, pode garantir que eles serão comidos em, no máximo, 30 minutos, evitando que possíveis bactérias se multipliquem – complementa Jennifer.