O Inter perdeu as últimas três partidas para o Juventude, sendo uma delas em pleno Beira-Rio, o que fortaleceu neste Gauchão o folclore da “touca verde” – ou seja, o Alviverde costuma impor dificuldades ao time porto-alegrense. Neste domingo, o Colorado busca reverter vantagem dos caxienses no Beira-Rio para se sagrar campeão gaúcho. E o retrospecto no estádio alvirrubro é animador para os donos da casa.

Continua depois da publicidade

No total, os dois times se enfrentaram 58 vezes no Beira-Rio. Destas, 55 foram em jogos oficiais. E valendo pontos, o Colorado conseguiu 33 vitórias, enquanto o Papo venceu nove partidas. Os dois times empataram 13 vezes.

Só pelo Gauchão, foram 43 jogos, dos quais o Inter venceu 28, ou seja, mais que o dobro. Houve 10 empates, e o Alviverde conseguiu os três pontos fora de casa por cinco vezes. Os números dos últimos 10 jogos pelo Estadual, no entanto, mostram que o Juventude vem incomodando mais o Colorado nos últimos tempos. O Inter ainda tem vantagem, mas ela é menor: foram quatro vitórias do time da casa, dois triunfos alviverdes e quatro resultados de igualdade.

Há dez anos, as duas equipes decidiram o título estadual. Na ocasião, o Juventude venceu o jogo de ida por 3 a 1 no Alfredo Jaconi. Na volta, arrancou o empate sem gols do Colorado no Beira-Rio, e festejou o título na casa do adversário. Ali começou o folclore da “touca verde”.

Continua depois da publicidade