O gol do Joinville no empate com o Comercial-MS, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, evidenciou uma característica que explica os bons resultados que o time tem conquistado nas últimas semanas. Para manter a sequência de nove jogos invicta, é a bola parada que tem sido o grande diferencial da equipe, já que nove dos 16 gols anotados foram desta forma.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre o JEC
Diante do time do Mato Grosso do Sul, uma fórmula que se repete com poucos detalhes de diferença a cada partida: cruzamento que sai dos pés de Juninho para alguém escorar de cabeça para as redes. Entre os jogos pelo Catarinense e pela Copa do Brasil, o prata da casa soma cinco assistências perfeitas. Em outro lance, não computado neste cálculo, ele cruzou para Rafael Donato, que foi derrubado dentro da área pela zaga da Chapecoense e a arbitragem marcou pênalti, que Bruno Aguiar converteu.
Confira a tabela de jogos e a classificação do Catarinense
Continua depois da publicidade
Além dos seis gols originados em bolas paradas (sendo três originados em jogadas de escanteio), o Joinville balançou as redes três vezes, neste período, em cobranças de pênaltis – todas convertidas pelo zagueiro Bruno Aguiar.
Proporcionalmente, os gols que nasceram em bolas paradas correspondem a 56,2% das vezes que o JEC balançou as redes neste período. Mas isso não quer dizer que esta seja a única fórmula que o time de Hemerson Maria sabe jogar. Contra o Inter de Lages, por exemplo, dois gols da vitória por 3 a 0 nasceram em jogadas criadas com toque de bola, pelos lados do campo.
O mesmo aconteceu contra o Metropolitano, quando Felipe Alves criou jogada dentro da área e deu assistência para Ítalo e ainda anotou outro gol com um chute de fora da área.
Continua depois da publicidade
Trabalhos
Como o JEC tinha o seu retorno do Mato Grosso do Sul previsto apenas para o fim da noite desta quinta-feira, a comissão técnica precisou alterar a agenda de treinamentos. Nesta sexta-feira, a equipe treina às 18 horas na Arena. A tendência é que Hemerson Maria mande um time bastante modificado a campo para enfrentar o Brusque no domingo. A prioridade é descansar o grupo.