"Segue o líder". A frase é a mais falada entre os torcedores do Avaí nas últimas semanas e assim vai continuar após a confirmação da liderança isolada antes mesmo do término da primeira fase do Campeonato Catarinense. Os números consolidam a campanha do time comandado por Geninho ao longo das 17 rodadas até agora. O Leão tem o melhor ataque, a defesa menos vazada e se destaca, também, pelo trio ofensivo responsável por anotar 59,6% dos gols azurras.
Continua depois da publicidade
Artilheiro do Estadual com oito gols, Daniel Amorim conta com a ajuda de outros dois escudeiros no setor ofensivo: Getúlio, que fez seis, e João Paulo, que anotou outros cinco. Juntos, eles já colocaram 19 bolas nas redes adversários. Ao todo, o Leão tem 32 gols, configurando o melhor ataque do Catarinense. A Chapecoense, segunda colocada no quesito, tem oito a menos, pois fez 24 gols.
Se o ataque vai bem, a defesa azurra está ainda melhor. Liderado pelo capitão Betão, o setor é o menos vazado do Estadual: sofreu apenas seis gols em 17 jogos, média de 0,35 gol por partida. O número é a metade em relação ao segundo melhor time no quesito, o Figueirense, que foi vazado 12 vezes. Somente em seis confrontos o Leão viu o adversário marcar e passou outros 11 intacto.
Com 36 pontos, o Avaí tem quatro de vantagem sobre Chapecoense e Figueirense e também é o time que mais venceu: 11 vitórias. Ainda é a equipe que menos empatou: três jogos, ao lado do Criciúma. O Leão é o único entre os participantes do Estadual a ultrapassar os 70% de aproveitamento e vive seu melhor momento na competição, pois ostenta quatro triunfos consecutivos após fazer 4 a 0 diante do Brusque, no jogo de número 99 de Geninho no comando azurra.
– Não sabia esse número. Fico contente. Não é fácil. Já tive essa marca em um ou dois times, passei três vezes no Sport, três vezes no Goiás. Não sei se chegou a 100, eu não acompanho, vou até pedir para eu fazer. Talvez o Avai seja o maior número de jogos. Seria legal, mais um elo entre Geninho e Avaí. Fico feliz pois isso quer dizer que os resultados estão agradando. Fico muito satisfeito – disse o treinador do Leão.
Continua depois da publicidade
Na última rodada, o Avaí encara a Chapecoense, fora de casa, em jogo que não tem qualquer valor aos azurras. Até por isso, cinco jogadores estão suspensos por causa do terceiro cartão amarelo, entre eles o capitão Betão e o artilheiro Daniel Amorim, e sequer viajam ao Oeste do Estado. O técnico Geninho, aliás, também não deve estar presente na Arena Condá no domingo, às 16h. O comando estará a cargo do auxiliar Evando.