O prefeito de Concórdia, Rogério Luciano Pacheco (PSDB), disse na manhã desta sexta-feira (29) em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, que o número de casos confirmados de coronavírus na cidade preocupa, mas que a situação está sob controle. Ele atribuiu o avanço da doença à ampliação de testes.
Continua depois da publicidade
Nesta semana, Concórdia, no Oeste catarinense, tornou-se a segunda cidade em casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, ultrapassando Florianópolis. O setor da agroindústria registra grande parte dos casos. No total, são 715 infectados e sete mortes pela doença, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgados na quinta (28).
— Preocupa a todos o número elevado de casos confirmados, mas o nosso termômetro é o Hospital São Francisco, e hoje ele está numa situação controlada — afirmou o prefeito.
Segundo Pacheco, no momento a taxa de ocupação nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do hospital é de 30% e a de leitos de enfermaria está em torno de 40%.
— O nosso termômetro é o Hospital São Francisco. É ele que vai nos nortear em relação às ações tanto restritivas quanto de alguma liberação que venha a acontecer — frisou o prefeito.
Continua depois da publicidade
Sobre o número de testes de coronavírus realizados, Pacheco disse que já foram feitos cerca de 7,4 mil, o que de acordo com ele explica a alta de contaminados registrada na cidade.

O prefeito também falou sobre a possibilidade de liberação das atividades que ainda seguem restritas em Santa Catarina, como o transporte coletivo, as aulas e os eventos. Ele disse que a liberação do transporte na cidade é algo que está em análise, e que a prefeitura aguarda o protocolo sanitário que é elaborado pelo governo estadual. Já as aulas e os eventos ainda não têm previsão de serem retomados.
Em todo o território catarinense, são 8 mil casos confirmados de coronavírus e 131 mortes pela doença, conforme dados da SES. A cidade com mais casos é Chapecó, também no Oeste, com 862 infectados. Na sequência, aparecem Concórdia (715), Florianópolis (641), Blumenau (572), Joinville (386), Criciúma (367), Itajaí (363), Balneário Camboriú (347), Navegantes (239) e Camboriú (126).