O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) substituiu 152 urnas eletrônicas até as 15h30 deste domingo (28/10). Ao todo houve 279 ocorrências, incluindo ajuste ou troca de papel/bobina, necessidade de reinicialização e troca da tomada ou de módulo impressor. Após os reparos ou substituição, a votação prosseguiu normalmente.

Continua depois da publicidade

O secretário de tecnologia da informação do TRE-SC Álvaro Sampaio Neto, destaca que o número de substituições está 32% menor do que em 2016. Santa Catarina tem mais de 15 mil seções eleitorais.

Eleitores que apontaram problemas nas urnas no primeiro turno recebem, ao chegar ao local de votação, uma carta com a resposta da Justiça Eleitoral sobre a ocorrência

– Houve 744 reclamações (no primeiro turno). Em todas analisamos a urna e em nenhuma deles constatamos problema – explicou Sampaio Neto.

Segundo ele, a expectativa é encerrar totalmente a apuração catarinense até as 20h. Assim que o mesário encerra a sessão, às 17h, é impresso o boletim da urna. Em seguida, o mesário coloca o pendrive num envelope lacrado e entrega ao delegado da sessão de votação. Todos os pendrives são levados ao cartório eleitoral, em geral de motocicleta, para a totalização dos votos.

Continua depois da publicidade