Em junho deste ano, os testes de Covid-19 feitos em farmácias de Santa Catarina registraram aumento quanto ao número de casos positivos diagnosticados. A quantidade de testes positivados para a doença não era tão alta desde fevereiro deste ano. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), entre os 29.910 testes feitos no mês passado em estabelecimentos de Santa Catarina, 7.568 deram positivo. Em comparação a maio, houve um crescimento de 48,1% nas confirmações, pois no mês anterior, foram detectados 5.110 casos de Covid-19. 

Em comparação a junho do ano passado, os números também aumentaram. Em 2021, entre os 23.426 testes realizados, 4.724 apresentaram resultado positivo nas farmácias do Estado. 

Apesar da alta registrada entre maio e junho deste ano, segundo a Abrafarma, janeiro foi o mês com maiores índices relacionados aos testes de Covid feitos nas farmácias. No primeiro mês do ano, 38.333 casos positivos foram contabilizados e o número médio de testes positivos por dia foi de 1.237.  

Continua depois da publicidade

Cidades em alerta para a doença 

De acordo com dados da Matriz de Alerta Epidemiológico do Estado, 79 municípios de Santa Catarina são considerados em risco alto para a doença, 109 cidades têm risco médio e 107, risco baixo. 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a classificação é feita considerando as taxas de incidência de Covid-19 e pessoas hospitalizadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além das coberturas vacinais do esquema primário e da dose de reforço. 

Nesta terça-feira (12), Santa Catarina registra 11.642 casos ativos da doença e taxa de letalidade de 1,22%. Em todo o Estado, 22.120 pessoas morreram por causa do coronavírus. 

Leia também

Condenada mãe que matou filho recém-nascido a tesouradas

SC tem mais de 7 mil vagas de trabalho; confira

Moro anuncia pré-candidatura ao Senado pelo Paraná