Qual a sua sensação em relação à segurança pública em Blumenau? Números da Polícia Militar apontam que crimes como homicídios e roubos diminuíram este ano em comparação com 2017. As mulheres, porém, seguem sendo alvo da violência. Divulgados nesta sexta-feira, os dados são o retrato da realidade municipal quando o assunto é crime. O levantamento aponta que somente neste ano 26.658 ocorrências foram atendidas pela PM.

Continua depois da publicidade

Conforme aponta o levantamento, Blumenau chega ao dia 28 de dezembro de 2018 com 30 assassinatos. Embora seja impactante, o total é 34% inferior ao registrado no ano passado, quando 46 pessoas foram mortas. Os casos de roubo também reduziram. Passaram de 597 em 2017 para 366 neste ano. Os de furto caíram de 1900 para 1596.

Enquanto esses crimes registram queda, os casos de violência doméstica não param de subir. De acordo com a Polícia Militar, os episódios de agressão a mulheres subiram 33% em 2018. Enquanto no ano passado o número de casos chegou a 413, agora está na casa de 550. Para tentar estancar o problema, a cidade ganhou o programa Rede Catarina, que já atende 504 mulheres.

– Essa redução decorre de uma postura diferenciada adotada pelo Comando Geral ao realizar uma sequência de operações coordenadas e continuadas ao longo deste ano, envolvendo ações simultâneas por todos os Batalhões, sempre levando em consideração as informações fornecidas pelo setor de Inteligência da Polícia Militar – pontua o tenente Nicolas Vasconcelos, chefe de Relações Públicas da PM de Blumenau.

Confira outros números da Polícia Militar de Blumenau:

Continua depois da publicidade

– Prisão de pessoas foragidas: 212

– Jovens formados no Proerd: 3.328

– Implantação Rede de Vizinhos: 134

– Número de Prisões/Detenções: 3.292

– Armas apreendidas: 73