Caiu de 16 para 12 o número de regiões classificadas no nível gravíssimo (cor vermelha) no mapa de risco para o novo coronavírus. A nova atualização divulgada nesta quarta-feira (30), mostra que Xanxerê, Oeste, Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis passaram para o nível grave (cor laranja). 

Continua depois da publicidade

Na última semana, pela primeira vez, todas as regiões estavam classificadas no nível gravíssimo, o que colocou Santa Catarina em alerta máximo para a transmissibilidade, ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a falta de capacidade de monitoramento dos infectados. 

A divulgação do mapa acontece um dia após a Justiça derrubar a liminar que suspendia dois decretos estaduais Com a nova decisão, hotéis podem operar com 100% da capacidade, além da permissão para a realização de eventos sociais. 

De acordo com a epidemiologista Maria Cristina Willemann, membro do Centro de Operações de Emergência de Risco (Coes), a redução do número de casos foi o principal motivo para a melhoria do cenário.

— A maioria das regiões segue com uma ocupação de leitos maior que 80%, temos também um número alto de óbitos. Essa melhora na matriz se deve a redução do número de casos, mas é preciso estar atento aos dados, essa diminuição pode ser real ou ocasionada pelos feriados e uma diminuição no número de profissionais que reportam, ao sistema, os casos — afirma. 

Continua depois da publicidade

Desde o dia 23 de dezembro, data de divulgação da última matriz, Santa Catarina registrou 13.736 novos casos e 276 mortes causadas pela covid-19.

Para a classificação, o mapa de risco considera o comportamento da pandemia, a transmissibilidade, monitoramento dos casos e a ocupação de leitos de UTI. É neste último o cenário mais grave. 

A atualização mostra que, das 16 regiões, apenas a Grande Florianópolis e o Médio Vale do Itajaí estão em nível grave, enquanto as demais seguem no gravíssimo. Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na terça-feira (29), mostram que a ocupação das UTI estava em 83,2% em Santa Catarina. 

Em relação ao monitoramento, o Médio Vale do Itajaí é a única região em nível alto (cor amarela) e Xanxerê aparece no nível gravíssimo. Quanto ao comportamento da pandemia, refletido nos óbitos e na taxa de contágio, a situação é mais preocupante no Planalto Norte, Alto Vale do Rio Peixe e Extremo Oeste. 

Continua depois da publicidade

Leia também: 

​> Painel do coronavírus: confira em gráficos como foi o avanço da doença em SC