Quem passa com frequência pelos arredores do Parque Vila Germânica deve ter visto nas últimas semanas uma cena comum: gente com uma câmera ou celular nas mãos a postos para registrar o passeio em Blumenau. De acordo com um levantamento do Empório Vila Germânica divulgado na terça-feira, 330 ônibus de turismo chegaram ao principal cartão de visitas da cidade nos meses de junho e julho deste ano, um incremento de cerca de 51% em relação ao mesmo período de 2014.

Continua depois da publicidade

:: Blumenau quer fomentar o turismo de negócios

:: Leia mais notícias de Economia

:: Curta a nossa página no Facebook

Continua depois da publicidade

O movimento, que não considera a vinda de vans, é semelhante, segundo o empório, ao verificado em janeiro, época que costuma ser mais atrativa porque a maioria das pessoas está em férias.

Os coletivos trouxeram, apenas nestes dois meses, 6.656 pessoas vindas de outras cidades e Estados – 46% a mais do que em junho e julho do ano passado. Paulistas, cariocas, mineiros e baianos figuram entre a maioria dos visitantes. Muitos deles estão hospedados em cidades vizinhas, como Balneário Camboriú, caso das irmãs Kenyra, Karyna e Kelyne Comper. Elas aproveitaram, ao lado dos filhos que estão de folga da escola, a passagem pelo Litoral para conhecer de perto o palco da Oktoberfest na tarde de terça-feira.

– Achei lindo aqui. Tem muito espaço para correr e também tem as casinhas ali atrás – disse Beatriz, filha de Karyna.

Continua depois da publicidade

O recesso escolar tem contribuído para ampliar a quantidade de turistas que desembarcam na cidade nesta época do ano, mas não é o único motivo do aumento do movimento. Lideranças ligadas ao trade turístico creditam o crescimento a algumas estratégias que vêm sendo implementadas nos últimos meses.

Uma delas, capitaneada pelo Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, consiste em inserir os municípios do Vale no mapa de guias turísticos e em portais de viagens de todo o país. Ações de divulgação da região e seus atrativos naturais também estão sendo intensificadas em cidades como Joinville e Florianópolis, reforça Valmir Zanetti, presidente da entidade.

Até mesmo o cenário do câmbio desfavorável parece ajudar. Com o dólar em alta, muita gente está deixando as viagens ao exterior de lado e optando por roteiros domésticos, avalia Richard Steinhausen, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs).

Continua depois da publicidade

O fato de as lojas e pontos de alimentação do empório abrirem em horário diferenciado em relação ao comércio tradicional também ajudou o espaço a consolidar essa condição de referência aos visitantes, avalia Zanetti. Ele reconhece, porém, que Blumenau ainda tem muito a evoluir neste ponto, principalmente aos fins de semana e feriados. Por isso, o desafio é levar esse mesmo status a outros pontos turísticos da cidade e reforçar ações integradas com municípios vizinhos como Pomerode, que encantou a visitante Graziela Pacheco Dutra.

– O café de lá é uma delícia – aprovou a turista paulista, que terça-feira foi à Vila Germânica.

Plano vai discutir diretrizes do setor

Os próximos passos para o desenvolvimento do turismo em Blumenau constarão no Plano Municipal de Turismo. Ele vai apontar as diretrizes que vão fomentar o segmento nos próximos dez anos. O documento, previsto para ser finalizado em novembro, está em fase de construção por parte da Secretaria de Turismo. Seminários com representantes do setor estão sendo realizados para criar e planejar ações de curto, médio e longo prazos. (Colaborou Larissa Neumann)

Continua depois da publicidade