O Vale do Itajaí registrou nesta segunda-feira (30), 1.070 mortes por coronavírus, conforme dados do governo do Estado. Desde o início da pandemia já são cerca de 98,5 mil casos, sendo que quase 8 mil estão em tratamento, os chamados casos ativos. No Médio e Alto Vale a ocupação em UTIs é de 86,9%.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

A cidade da região com o maior número de infectados é Blumenau. Para o Estado, são 20.068 contaminados, porém, os números estão represados no Laboratório Central. A prefeitura indica 24.786 diagnósticos. Balneário Camboriú (11.810), Itajaí (11.460) e Brusque (9.558) surgem na sequência.

Itajaí lidera o ranking negativo de mortes. São 196 óbitos confirmados na cidade. Blumenau tem 193 e Balneário Camboriú, 113.

Ocupação hospitalar preocupa

Com a taxa de ocupação em UTIs em quase 87%, notícias de lotações nos leitos vêm surgindo nos últimos dias. O hospital de Gaspar anunciou que chegou ao limite na semana retrasada. O Hospital Santa Catarina, em Blumenau, na segunda (23). O Hospital Bom Jesus, em Ituporanga, o de Rio do Sul e o de Ibirama, os únicos com UTIs no Alto Vale, estão na mesma situação.

Continua depois da publicidade

Dos 221 leitos considerados pelo Estado, 29 estão livres (19 para adultos). Na região litorânea do Vale (Foz do Rio Itajaí) há 24 disponíveis (84,1% de ocupação).

Cidades sem óbitos

Todos os municípios do Vale possuem casos de Covid-19, mas há seis que não tiveram nenhuma morte de moradores até este momento: Atalanta, Botuverá, Laurentino, Rio do Campo, Vitor Meireles e Witmarsum.

Há também os locais que monitoram apenas um infectado. É o que ocorre em Mirim Doce e Presidente Nereu. Doutor Pedrinho estava sem casos ativos nesta segunda-feira.

> Catarinense superdotada de 9 anos é aceita em instituição que reúne os mais inteligentes do mundo

Continua depois da publicidade