Ao menos 97 pessoas morreram no terremoto de 6,5 graus de magnitude que atingiu a província de Aceh, no norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, na madrugada desta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
— Até o momento, 97 pessoas morreram e o número continua aumentando”, afirmou — Tantang Sulaiman, comandante do exército nesta região do oeste do arquipélago. O balanço anterior citava 52 mortos.
Leia mais:
Venezuela prepara recurso contra a suspensão do Mercosul
Continua depois da publicidade
Conheça Emma Morano, a única pessoa viva que nasceu nos anos 1800
Presos políticos fazem greve de fome na Venezuela
Ainda segundo o diretor da unidade, dezenas de pessoas ainda estão presas sob os escombros após o abalo.
— Várias lojas e residências desabaram no distrito de Pidie Jaya e há muitas pessoas presas dentro — disse Apriadi Achmad — Agora estamos enviando máquinas pesadas para o resgate e esperamos poder salvar as pessoas presas — completou.
No distrito de Pidie não havia eletricidade e o prédio de uma faculdade foi parcialmente destruído. O tremor, de pouca profundidade, foi registrado 10 quilômetros ao norte de Reuleuet às 05h03min local (20h03min no horário de Brasília).
Continua depois da publicidade
De acordo com Eridawati, diretor local da Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica, após o primeiro abalo, foram registrados cinco tremores secundários.
Em junho, um terremoto de magnitude 6,5 graus sacudiu o oeste de Sumatra, destruindo dezenas de edifícios. Oito pessoas ficaram feridas. A Indonésia se localiza no “cinturão de fogo do Pacífico”, um alinhamento de vulcões que repousam nos limites de placas tectônicas e falhas sísmicas.
Aceh, situada no extremo norte da ilha de Sumatra, foi devastada em 2004 por um tremor submarino que provocou uma gigantesca tsunami. A onda gigante matou mais de 170 mil pessoas na Indonésia e dezenas de milhares em outros países banhados pelo oceano Índico.
Continua depois da publicidade
*AFP