Com mais um caso em Florianópolis, o número de mortes por gripe H1N1 em Santa Catarina chegou a 63 em 2019, segundo informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). A vítima, de 54 anos, estava internada desde o final de agosto no hospital e sofria com doença hematológica crônica, além de imunodeficiência.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 478 pessoas contraíram a doença este ano, número que ultrapassa o total dos 12 meses de 2018, quando foram registrados 461 casos de janeiro a dezembro. As mortes também já superaram o total do ano passado, que fechou com 58.

Das 63 vítimas em 2019, 52 tinham algum fator de risco, como obesidade, mais de 60 anos ou doença crônica. O município com maior número de casos foi Jaraguá do Sul, com sete vítimas. Na sequência vem Joinville, com seis vítimas e Tubarão, com quatro.

Sem novas doses da vacina desde que foi encerrada a campanha, em 14 de junho, a Dive-SC recomenda que cuidados com a higiene sejam redobrados, para evitar a contaminação.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade