Subiu para três o número de mortes por conta das chuvas que atingiram Santa Catarina nas últimas semanas. A nova vítima, confirmada pela Defesa Civil estadual, é um morador de Gravatal, no Sul do Estado, que morreu de causas naturais em um abrigo da cidade. Nesta sexta-feira (2), são ao menos 195 pessoas estão desabrigadas e 882 desalojadas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As outras duas mortes são: um homem em Palhoça, na Grande Florianópolis, que foi eletrocutado ao atravessar uma área alagada; e um homem em Brusque, no Vale do Itajaí, que morreu soterrado em um deslizamento.

Além disso, um bombeiro militar desapareceu nas margens do Rio Itajaí-Açu em Navegantes. Equipes seguem as buscas pela vítima nesta sexta-feira (2).

Santa Catarina decreta situação de emergência após seis dias de chuva intensa

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a Defesa Civil, ao menos trinta municípios decretaram situação de emergência. São eles Araquari, Campo Alegre, Canelinha, Canoinhas, Corupá, Doutor Pedrinho, Garuva, Gaspar, Guaramirim, Itajaí, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Luiz Alves, Massaranduba, Major Gercino, Mafra, Nova Trento, Orleans, Palhoça, Paulo Lopes, Rio dos Cedros, Rio Negrinho, Rodeio, São Bento do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, Schroeder, Timbó, Tijucas e Três Barras.

As regiões mais afetadas pelas chuvas são o Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Moradores ficaram ilhados e casas foram invadidas pela água da chuva. Por conta disso, o Governo de Santa Catarina decretou situação de emergência, com o objetivo de facilitar as ações do Estado para o atendimento, assistência às vítimas e recuperação dos municípios afetados.

Previsão do tempo

Segundo a Defesa Civil, o calor e a umidade favorecem a ocorrência de temporais isolados em todo o estado nesta sexta-feira (2). Também há previsão para descargas elétricas, queda de granizo, rajadas de vento e chuva pontualmente forte. Nas áreas litorâneas, o risco para para ocorrências é considerado muito alto devido aos acúmulos registrados nos últimos dias.

A condição segue durante o fim de semana, com previsão de temporais isolados no Estado. Os termômetros, no domingo (4), podem chegar aos 34ºC em algumas cidades, segundo a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Quem são as vítimas da tragédia com deslizamento de terra na BR-376

Buscas por bombeiro desaparecido em Navegantes são suspensas