Faltando dois dias para o término do período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o número de candidatos a vagas no Ensino Superior pela plataforma já é maior que o do ano passado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o total de estudantes cadastrados chegou aos 2 milhões na tarde de quarta-feira, superando os 1,94 milhões da edição passada.

Continua depois da publicidade

:: Confira aqui as vagas abertas via SiSU

:: UFFS seleciona 100% das vagas pela plataforma

O número representa cerca de 40% dos mais de 5 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em outubro de 2013. Até o meio-dia de ontem, os três cursos mais procurados continuavam sendo Administração, Direito e Medicina, nessa ordem.

Continua depois da publicidade

O Sisu é uma plataforma online desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009. Nela, os estudantes utilizam a nota do Enem para se candidatar a vagas em instituições de Ensino Superior que tenham aderido total ou parcialmente ao sistema. As inscrições começaram a ser feitas na segunda-feira e vão até a próxima sexta-feira.

Em SC, devem ser preenchidas quase 2 mil vagas em quatro instituições públicas pelo Sisu: a Universidade do Estado de SC (Udesc), o Instituto Federal de SC (IFSC), o Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – esta última com 100% das vagas distribuídas exclusivamente pelo sistema, sem vestibular.

Como se inscrever

Na primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171 mil vagas em 4,7 mil cursos de 115 instituições públicas de educação superior. Para tentar uma vaga pelo SiSU, o candidato terá que se inscrever no sistema online até o dia 10. É possível escolher até duas opções de curso no momento da inscrição.

Continua depois da publicidade

No próprio site o estudante poderá tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera. Ao longo da semana, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente para consulta pela internet, a qualquer hora do dia.

Enquanto o prazo não terminar, os candidatos podem trocar de opção quantas vezes quiserem. No fim de cada dia em que o sistema fica aberto, é gerado uma nota de corte para cada curso na ampla concorrência e na opção por cotas. Dessa forma, o candidato pode testar se é possível ingressar nos cursos pretendidos.

A lista de aprovados sai na segunda-feira, e as matrículas deverão ser feitas entre 17 e 21 de janeiro. A segunda chamada será divulgada no dia 27, e o período de matrículas será de 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

:: Confira o calendário do Sisu:

Inscrições no Sisu: de 6 a 10 de janeiro

Divulgação dos resultados da 1ª chamada: 13 de janeiro de 2014

Matrícula da 1ª chamada: 17, 20 e 21 de janeiro de 2014

Divulgação dos resultados da 2ª chamada: 27 de janeiro de 2014.

Matrícula da 2ª chamada: 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro de 2014

Inscrição na lista de espera: 27 de janeiro até 7 de fevereiro de 2014

Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 11 de fevereiro