Nos primeiros três meses de 2022, o número de mortes violentas caiu 15,6% em Santa Catarina. No período, foram registrados 146 homicídios – no mesmo intervalo de 2021, foram 173 assassinatos.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam ainda que, dos 295 municípios do Estado, 226 não registraram assassinatos nesse período.

O município que registrou maior queda no número de homicídios foi Joinville, no Norte de SC. Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, 19 assassinatos ocorreram na cidade. Já no mesmo período deste ano, foram seis.

Por outro lado, São José foi a cidade onde os números mais aumentaram. Em 2021, quatro pessoas foram assassinadas no município e, neste ano, o registro subiu para 12 homicídios, o maior número do Estado. De acordo com os dados da SSP, as outras duas localidades onde mais ocorrerram assassinatos foram Florianópolis, com 10 mortes, e Chapecó, com oito.

Continua depois da publicidade

> Caso de assassinato em SC tem decisão judicial com repercussão em todo o país

Segundo o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Giovani Eduardo Adriano, em 2021, Santa Catarina teve a menor taxa de homicídios da série histórica, iniciada em 2008.

— As nossas instituições trabalham de forma integrada. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica estão de mãos dadas. Fazemos reuniões semanais para acompanhar os nossos índices e fazer as correções necessárias. Esse é um modelo de excelência, que outros estados já estão buscando copiar — ressalta Adriano.

Tabela de homicídios SSP 2022
Números mostram cidades com maior variação no número de homicídios no primeiro trimestre de 2022 (Foto: Reprodução, Secretaria de Segurança Pública)

Leia também

Áudios apontam que facção do RS queria roubar casas em Jurerê Internacional e fazer reféns​

Quadrilha alvo de megaoperação em quatro estados planejava assalto em Jurerê Internacional

Símbolo nazista é pichado em placa de igreja em Pomerode