O número de assassinatos em Florianópolis caiu 34,4% em 2012 na comparação com o ano anterior, de acordo com dados da Delegacia de Homicídios da Capital. A queda é consequência do aumento dos investimentos em inteligência na avaliação do delegado Ilson Silva, diretor regional de Polícia Civil da Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Ele explica que o trabalho retira os criminosos das ruas antes dos homicídios acontecerem. Por este motivo, foram registrados 61 assassinatos em 2012 diante de 93 no ano anterior. O tráfico é apontado como causa de 18 mortes, respondendo por 29,5% dos casos. O delegado considera que os assassinatos andam “abraçados” ao comércio de drogas.

– A vida está banalizada quando se fala de tráfico.

As desavenças também motivaram o mesmo número de homicídios, 18. As armas de fogo foram os meios mais usados, sendo empregadas em 69% dos crimes.

Continua depois da publicidade

O delegado atribui a redução ao maior policiamento nas ruas e a integração das polícias Civil e Militar. Juntas, teriam sufocado pontos de venda de drogas no Centro e Norte da Capital. As grandes operações comandadas pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) contribuíram tirando bandidos de peso das ruas.