Considerada a terceira maior zona eleitoral do Estado, Blumenau está na lista dos sete municípios onde o cadastramento biométrico de eleitores é obrigatório. Entretanto, o número de eleitores cadastrados na cidade é considerado abaixo da média pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Continua depois da publicidade
A uma semana de completar o primeiro mês de funcionamento, apenas 11 mil dos 238 mil eleitores passaram pela central do cartório eleitoral da 88ª zona, que fica na Rua João Pessoa, no Centro da cidade. Conforme a chefe de cartório da 3ª zona eleitoral, Ana Rosa Albiero da Silva, o posto de atendimento tem capacidade para cadastrar até mil pessoal por dia, mas a média é de 700.
::: Confira como funciona o cadastro e o que você precisa levar
Na última quinta-feira o diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins, visitou o município para discutir estratégias que contribuam para o aumento desse número. Medidas como melhorar o efetivo – que atualmente é de 45 profissionais -, firmar parceiras com órgãos públicos e ampliar o horário de atendimento para o período da manhã foram analisados.
Continua depois da publicidade
De acordo com o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Blumenau, Ricardo Souza, em breve sete estagiários devem ser contratados, o que aumentaria para 1,2 mil a capacidade de atendimentos diários. Entretanto, a chefe de cartório ressalta medidas mais simples:
– Enviamos avisos através de mala direta para os bairros mais populosos de Blumenau avisando que o cadastramento é obrigatório, mas alterar o horário de funcionamento é ainda um planejamento. Não temos previsão de que isso realmente seja efetivado – afirmou Ana.
Como se cadastrar
Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve comparecer à central do cartório eleitoral da 88ª zona, no bairro da Velha, com um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor atual e um comprovante de residência. As informações pessoais são inseridas no sistema e logo depois é feita a coleta dos dados biométricos que inclui o escaneamento das digitais das duas mãos, uma foto do rosto e a assinatura. O novo título de eleitor fica pronto na hora. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19h, e segue até o dia 22 de março de 2016.
Continua depois da publicidade
> Serviço
Cadastro biométrico
Central do cartório eleitoral da 88ª zona, na Rua João Pessoa, 161, Centro
De segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19h