Equipes de resgate intensificaram neste domingo a busca por sobreviventes do naufrágio de uma embarcação de madeira com 250 pessoas, muitas do Oriente Médio, na costa de Java, a principal ilha da Indonésia.

Continua depois da publicidade

Somente 33 pessoas haviam sido resgatadas e pelo menos quatro barcos de pesca continuam à procura de mais de 200 passageiros que podem estar desaparecidos, embora não haja um número preciso de quantas pessoas estavam a bordo tentando chegar à Austrália.

O mau tempo e ondas de quatro metros de altura prejudicam os esforços, informou o tenente Alwi Mudzakir, que dirige a operação de resgate.

– Temos o receio que um grande número de vítimas não será resgatado – disse ele.

A polícia atribui o acidente ocorrido sábado à sobrecarga da embarcação, com base em declarações dadas por passageiros à agência oficial de notícias da Indonésia, Antara, que a embarcação poderia estar com mais que o dobro da sua capacidade.

Continua depois da publicidade

Mudzakir disse que alguns dos sobreviventes informaram às autoridades que eram migrantes em busca de asilo na Austrália, em sua maioria provenientes do Afeganistão, mas também do Iraque, do Irã e da Turquia, que foram recolhidos por um grupo não identificado na quinta-feira em quatro ônibus na capital da Indonésia, Jacarta.

O grupo teria oferecido transporte até a Ilha de Navidad, em território australiano, sem documentos de imigração legal.