A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) confirmou nesta terça-feira (10) mais dois casos de sarampo no Estado. Com isso, o número de pessoas que foram infectadas pelo vírus que transmite a doença chega 19 neste ano. Apesar do aumento, não há registro de mortes causadas pelo vírus.
Continua depois da publicidade
Os dois novos pacientes com a doença são um menino de cinco anos e uma mulher de 24. Ambos vivem em Florianópolis e tiveram contato recente com um morador de São Paulo, Estado onde há epidemia de sarampo.
Para a Dive/SC, todos os 19 casos registrados até agora são considerados importados, incluindo os de Florianópolis, que foram adquiridos dentro do Estado. Isso porque as pessoas que tiveram sarampo precisaram ter contato com alguém de fora de Santa Catarina para serem infectadas.
Além dos casos já confirmados, a Dive/SC ainda está fazendo exames para confirmar ou descartar a contaminação por sarampo em outras 16 pessoas.
Florianópolis tem mais casos
Até a última semana, Florianópolis era a cidade com mais casos confirmados de sarampo, com 12 ao todo, incluídas os dois novos pacientes. Em Barra Velha, outras duas pessoas também tiveram a doença. Nas cidades de Guaramirim e Balneário Camboriú houve um registro em cada. Os outros três casos foram de tripulantes de um navio que atracou na costa catarinense em fevereiro.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Vacinadores: responsáveis pelo bem mais valioso de muitas mães