O número de casos confirmados de sarampo dobrou em Joinville. Até a última segunda-feira (4), eram sete casos confirmados. Já nesta terça-feira (5) a cidade registrou 14 confirmações e 200 casos suspeitos, o que já pode caracterizar um surto da doença no município e até região. Conforme o gerente de vigilância em saúde de Joinville, Henrique Deckmann, a população deve buscar a unidade de saúde mais próxima para garantir a vacinação, além de evitar grandes aglomerações.
Continua depois da publicidade
– A doença pode se espalhar em qualquer lugar ou evento. Aos pais de crianças abaixo de seis meses é solicitado também evitar aglomerações, já que não há vacinas para crianças nesta faixa etária – completa.
Ele lembra ainda que a vacina é contraindicada para gestantes e pacientes que fazem tratamento em área oncológica. Estes também devem evitar aglomerações.
Em Joinville, há vacinas disponíveis em 55 unidades abertas pela manhã, tarde e algumas em horários estendidos. Crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias devem tomar a vacina de bloqueio. Com um ano e um ano e três meses terão de fazer a vacina de forma regular. Em caso de dúvidas, basta procurar pela unidade de saúde mais próxima tendo a carteira de vacinas em mãos.
– Não esquecendo que também tem a febre amarela e outras vacinas que a população deve aproveitar para colocar em ordem agora, porque a situação está exigindo uma atenção redobrada de toda a população – pontua Deckmann.
Continua depois da publicidade