O número de casos ativos de Covid-19 em Blumenau caiu 70% em dois meses e faz com que o início de maio contraste com o período delicado vivido em março em Santa Catarina. Há 60 dias, a cidade somava 1.833 pacientes em tratamento com o coronavírus, índice que despencou para 548 neste domingo (9) — menor em mais de seis meses.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp

> Abril é o mês mais fatal da pandemia em Blumenau, mas proporção de idosos mortos por Covid-19 cai

Apesar de o indicador mostrar um cenário melhor em relação ao pico vivido no início de março, o número parou de cair (confira no gráfico abaixo). Já são quase três semanas consecutivas com o índice de casos ativos oscilando em torno de 600, o que sugere estabilização. Não há tendência de queda, até porque a média móvel de novos casos — total dos últimos sete dias dividido por sete — também mantém estabilidade.

Hoje a média de novos diagnósticos diários está em 78,6 — já são 23 dias seguidos com o índice em dois dígitos. É o menor desde 20 de outubro, quando a cidade viveu o momento mais “tranquilo” da pandemia depois do primeiro pico. Blumenau lida, também, com uma desaceleração nas mortes relacionadas à Covid-19 (média de 0,86 por dia), o que já é reflexo da queda de testes positivos.

Continua depois da publicidade

> Leia também: Uma Blumenau inteira morreu vítima do coronavírus em todo o Brasil

> E mais: O que explica o lento recuo do coronavírus em Blumenau

Mesmo com a redução nos óbitos, o total de blumenauenses internados em unidades de terapia intensiva ainda é alto: são 45, conforme último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. À reportagem, especialistas já creditaram essa aceleração de internações às novas variantes, apesar de não haver estudos específicos quanto ao assunto.

Só para se ter ideia, na segunda quinzena de outubro, quando o número de casos ativos era praticamente idêntico ao atual, havia somente oito moradores de Blumenau em leitos de UTI. Hoje, são 11 vezes mais.

Coronavírus e vacinação em Blumenau

Blumenau soma 51.731 casos confirmados de coronavírus deste março do ano passado, sendo que 50.687 (98%) são considerados recuperados da doença. A cidade tem 548 casos ativos e lamenta 496 mortes relacionadas à Covid-19. A taxa de letalidade é de 0,96%, índice que vem em elevação há um mês.

Ao todo, Blumenau já aplicou 95.742 doses da vacina, somando 1ª e 2ª doses.

Veja também:

> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

Continua depois da publicidade

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina