O número de empresas do ramo de bares e restaurantes de Santa Catarina que operaram com prejuízo diminuiu no mês de agosto. Os dados mais recentes são da última pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo o levantamento, 21% dos estabelecimentos registraram perdas no último mês, índice menor que os 29% registrados no mês anterior. Os dados mostram ainda que 32% mantiveram o equilíbrio financeiro e 47% obtiveram lucro.

Uma das preocupações apontadas pela Abrasel é o número de empresas que seguem com dívidas em atraso, originadas ainda na pandemia. A pesquisa mostra que 33% dos estabelecimentos estão endividados. Destes, 79% devem impostos federais, 41% devem impostos estaduais, 28% devem encargos trabalhistas e previdenciários e 31% possuem empréstimos bancários em atraso. Débitos com aluguel (24%) e com serviços de água, luz, gás e telefone (38%) também integram a lista de motivos para o endividamento.

Para a presidente da Abrasel em Santa Catarina, Juliana Mota, a melhora nos dados representa um leve respiro.

Continua depois da publicidade

— O avanço é pequeno, mas esperamos que seja o começo de uma progressão crescente e que em breve essa situação seja revertida — avalia.

Ela confirma que a maior preocupação é o endividamento dos bares e restaurantes.

— Os impactos da pandemia seguem sendo sentidos pelo setor e a Abrasel continua na luta e batendo na tecla de que é preciso que alguma medida seja tomada para impulsionar o setor — afirmou.

Leia também

Família catarinense se prepara para chegada do furacão Milton, na Flórida

Quem são os candidatos que não receberam nem o próprio voto no Norte de SC em 2024

FOTOS: Saiba onde deve ser construído o novo hospital municipal de Florianópolis