O número de assaltos em Itajaí, segundo as estatísticas da Polícia Militar, cresceu 72,5% no início de 2014 em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com os dados repassados pela Primeira Companhia da PM de Itajaí, de janeiro até abril deste ano, foram registrados na cidade 447 assaltos. No primeiro quadrimestre de 2013, foram 259.

Continua depois da publicidade

As informações sobre os assaltos foram divulgadas na noite de terça-feira, em uma reunião da Intersindical Patronal de Itajaí que tratou sobre a segurança pública na cidade com empresários e autoridades.

O encontro foi o primeiro de uma série de reuniões e mobilizações que devem ocorrer a partir de agora, para apoiar os órgãos que seguem em busca de ações para a área da segurança pública.

Durante a reunião de terça, que durou mais de duas horas, os empresários tiveram a chance de conhecer também a realidade da Polícia Civil, representada pelo Delegado Regional, Rui Garcia. O delegado destacou o trabalho feito em parceria entre as polícias no combate à criminalidade e a preocupação com a falta de efetivo.

Continua depois da publicidade

A secretária de Segurança de Itajaí, Susi Bellini, também participou da reunião e foi questionada pelos empresários sobre a criação da guarda municipal. Segundo ela, essa foi uma promessa de campanha do atual prefeito Jandir Bellini e será cumprida, mas ainda não tem data para acontecer. O que a secretária adiantou é que o processo deve der realizado em um curto prazo.

Para encerrar a reunião, empresários também deram algumas sugestões, como por exemplo, investir na compra de equipamentos, armamentos e valorização financeira dos policiais. E também fizeram pedidos para reforçar a ronda em algumas regiões, entre elas o bairro São Vicente, principalmente na rua Estefano José Vanolli.