O número de turistas argentinos que cruzaram a fronteira terrestre com o Brasil cresceu mais de 300% no mês de janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, 76.418 hermanos chegaram no país por terra. Em 2022, esse número ficou em 17.496. As informações são do Jornal Nacional

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O número de voos de Buenos Aires para Florianópolis também aumentou de dois para 12 desembarques diários. A expectativa da Secretaria de Turismo de Florianópolis é que até o fim da temporada 80 mil turistas argentinos venham para Florianópolis. 

— Com dois anos sem poder sair de lá, gerou realmente uma vontade muito grande de, agora, que as fronteiras abriram para valer, de sair e voltar para uma região que eles gostam muito e viajam todos os anos — disse ao JN Luciano Pereira Oliveira, diretor da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis da Grande Florianópolis.

O que preocupa quem vem e as autoridades sanitárias é o aumento dos casos de diarreia. Já são mais de 1,8 mil pacientes identificados pela  Secretaria de Saúde nas duas primeiras semanas do ano. O número é mais do que o dobro do registrado durante todo o mês de janeiro de 2022. 

Continua depois da publicidade

Surto de diarreia sem precedentes atinge litoral de SC e intriga especialistas

Não há uma confirmação de que os aumento dos casos tem relação com as condições da água nas praias. A avaliação mais recente do Instituto do Meio Ambiente IIMA) mostrou que mais da metade dos 87 pontos analisados estão impróprios.

Além dos cuidados básicos com a higiene, a orientação é evitar banhos de mar em locais com a balneabilidade comprometida.

Leia também

Surto de diarreia em SC: veja causas, sintomas e tratamento

SC tem “boom” de casos de dengue com crescimento de 335% em um ano