O número de adolescentes catarinenses entre 16 e 17 anos que decide fazer o título de eleitor, mesmo com o voto facultativo, cresceu 151% de setembro de 2021 para março de 2022. No entanto, os cerca de 40 mil jovens representam apenas 21,5% da população nessa faixa etária em Santa Catarina, que é de 186.300 pessoas.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A média estadual é maior que a do Brasil, onde apenas 1,8% dos adolescentes entre 16 e 17 anos é cadastrado para votar. O número de jovens catarinenses com o título de eleitor passou de 15.949, em setembro de 2021, para 40.070, de acordo com dados atualizados nesta terça-feira (16).

O cálculo é feito com base nos dados de adolescentes aptos a votar em Santa Catarina do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), com base na projeção populacional dessa faixa etária pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O prazo para fazer o título de eleitor se encerra em 4 de maio e, até lá, o TRE-SC espera que mais adolescentes façam o cadastro eleitoral. Um levantamento exclusivo do Diário Catarinense no ano passado mostrou que adolescentes de Santa Catarina podem definir eleição de deputado ou senador em 2022 se decidirem votar nas eleições. 

Continua depois da publicidade

Em outubro de 2021, o TRE-SC realizou a campanha Bora Votar, com o intuito de incentivar jovens a participar do processo eleitoral. De acordo com o TRE-SC, há 10 anos, a parcela dessa população que possuía título era muito maior do que a atual, cerca de 70 mil adolescentes eleitores. A razão para a queda, segundo o órgão, foi o desinteresse na política por parte dos jovens.

Para incentivar a participação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu a Semana do Jovem Eleitor. No site e nas redes sociais, o órgão orienta o jovem sobre como fazer i título de eleitor e a importância da participação. 

> Quem será o puxador de votos das Eleições 2022 em Santa Catarina

> Prefeitos de SC que vão renunciar para as Eleições 2022 temem o 1º de abril; entenda

A eleição acontece no dia 2 de outubro, e os brasileiros irão às urnas para escolher os próximos presidente da República, governadores e senadores, bem como deputados federais, estaduais e distritais.

Que adolescentes podem votar?

  • Quem tem 15 anos e já terá completado 16 no dia 2 de outubro; 
  • Os jovens de 17 anos; 
  • Quem completa 18 anos em 2022.

Continua depois da publicidade

Como fazer o título do eleitor

O primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado; e o certificado de quitação de serviço militar para homens com mais de 18 anos. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento.

Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado aqui.

*Com informações do TSE

Leia também

Veja os 10 alimentos que ficaram mais caros em SC no último mês

‘Decisão é definitiva’, diz Mário Motta, sobre ser candidato nas eleições 2022

Luciano Hang desmarca anúncio de candidatura pela segunda vez