O cearense Thiago Monteiro fez história nesta quarta-feira no Rio Open. Aos 21 anos, o 338º da ATP superou o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 9 do ranking mundial, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4. Foi a primeira vitória do brasileiro em um torneio da ATP e diante de um top 10.

Continua depois da publicidade

Por conta do ranking, Thiago Monteiro entrou na chave principal com convite da organização. Mas a atuação consistente do tenista permitiu que o duelo contra um dos melhores do mundo fosse equilibrado desde o início. O resultado foi a vitória por 6/3 na primeira parcial.

Leia mais:

Rafael Nadal vence compatriota em estreia no Rio Open

Bellucci perde de novo para Dolgopolov e está fora do Rio Open nas simples

Continua depois da publicidade

Principal favorita, Teliana Pereira cai na estreia no Rio Open

O ritmo forte do francês no segundo set, no entanto, não foi completamente acompanhado pelo brasileiro. Assim, a confiança e o desempenho de Tsonga igualaram o confronto.

Nada abalado, Monteiro voltou ainda mais sólido no terceiro set. Jogando de igual para igual com o francês, ele quebrou o saque do top 10 e ficou com 5/4 no placar. Era “só” fechar, mas o peso do feito que estava próximo a acontecer era perceptível. Tsonga chegou a salvar match-point e ter chance de devolver a quebra. Firme, o brasileiro manteve a consistência vista durante todo o jogo e fechou em 6/4.

Nas oitavas de final, Thiago Monteiro irá enfrentar o uruguaio Pablo Cuevas, número 45 do ranking.

Continua depois da publicidade

A vitória na primeira rodada já garante 45 pontos ao jovem, o que o levará para uma posição próxima ao 280º lugar. O recorde pessoal de Monteiro é de 254 do mundo.

*ZHESPORTES